Pular para o conteúdo principal

MISM: What??


Foto: https://www.flickr.com/


Pois é, mesmo aqui na BYU existem muitas pessoas que não sabem o que significa MISM. O objetivo desse post é esclarecer ao máximo o que é esse programa, então vou precisar escrever muito dessa vez. Mas antes de explicar o que significa essa sigla, quero falar um pouco dessa foto acima.

Esse prédio é o Tanner Building, onde acontecem todas as aulas da Marriott School (escola de negócios da BYU). O prédio possui 7 andares e vários átrios com mesas e cadeiras para estudo. Uma coisa muito legal desse prédio é que, cada vez que um aluno internacional vem pra Marriott School, eles colocam uma bandeira do país daquele aluno nas paredes. Dá pra ver que existe uma grande variedade de culturas aqui!

Voltando ao que interessa, a escola de negócios da BYU possui vários cursos voltados para negócios (claro!). Os mais conhecidos (e que estão disponíveis para a bolsa CIS, a qual expliquei nesse outro post) são os mestrados profissionais: MBA, MPA, MAcc e MISM.

MBA é uma sigla mais comum, e significa Master in Business Administration, ou seja mestrado em administração de negócios. Vale lembrar que o mestrado aqui nos EUA (Master Degree) não significa apenas uma carreira acadêmica. Você pode fazer um mestrado profissional ao invés de um mestrado "para dar aula".

MPA significa Master in Public Administration. Em resumo, é bem similar ao MBA, mas focado na parte pública: política, ONGs, etc...

MAcc é o mestrado em contabilidade (Master in Accountancy). Acho que não precisa explicar muito, né? Hehe...


DEFINIÇÃO

MISM (finalmente!) é a sigla para Master in Information Systems Management. É parecido com o MBA, mas o foco é em Sistemas de Informação. Uma coisa que quero deixar bem claro e que muita gente pergunta é: o MISM NÃO é um curso técnico. Como o próprio nome diz, é um curso de management, ou seja, de gestão. Se seu objetivo é ser um engenheiro de software, desenvolvedor web ou algo parecido, esse curso não é a melhor opção pra você. Por outro lado, se você tem interesse na área de negócios e, como eu, não consegue se ver trabalhando em outra indústria; então o MISM é sua melhor opção!

Para dar um exemplo, algumas das matérias desse mestrado são: gerência de projetos, liderança, gestão de infraestrutura, conceitos de mercado, finanças e logística, etc. É claro que sempre envolve termos técnicos e exige uma base de conhecimento na área. Por isso, para fazer o MISM você precisa ser formado em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Software ou algo parecido.


DURAÇÃO

Esse é um ponto muito importante e que eu só descobri depois que cheguei aqui pras aulas, hehe. Os mestrados de negócios da BYU duram 2 anos, mas há uma excessão para o MISM e para o MAcc. O que acontece é o seguinte: alunos da BYU que estejam cursando o bacharelado em sistemas de informação ou contabilidade, podem decidir entrar para o mestrado no terceiro ano da faculdade, ou seja: fazem 3 anos de faculdade, depois fazem mais 2 anos do seu respectivo mestrado (MISM ou MAcc) e em 5 anos eles formam com os dois diplomas: graduação e mestrado. Isso é bem legal para os alunos daqui.

A diferença é que se você já terminou sua faculdade e vem apenas para o mestrado (que foi o que eu fiz), você termina o curso em 1 ano. Muitas matérias são complemento da graduação dos alunos, e por isso eles precisam de 2 anos. Para os outros é apenas 1 ano.


CURRÍCULO DO CURSO

Como eu expliquei antes, o MISM é focado em gestão na área de tecnologia. Mas uma coisa diferente do Brasil é que os cursos aqui possuem as matérias obrigatórias e eletivas (ou suplementares). Para conseguir o diploma, você precisa fazer todas as matérias obrigatórias, mas nesse meio tempo você pode escolher fazer umas aulas extras. Dentro dessas aulas extras existem algumas disciplinas mais técnicas (como desenvolvimento mobile e web), mas o mais legal é que você pode fazer matérias de "outros cursos" com algumas limitações. Por exemplo, no meu caso, eu pedi para fazer o curso em 1 ano e meio ao invés de apenas 1 ano, assim eu posso fazer algumas aulas que me interessam de outros cursos, como por exemplo a aula de empreendedorismo e negócios internacionais do MBA.


QUALIDADE

Até agora a experiência que tive foi excelente. Apesar de estar no primeiro semestre, já deu pra ver o quanto os professores são bons. Todos tem Phd (essa é uma exigência da BYU) e são especialistas em suas áreas. Muitos escreveram livros que são usados por outras universidades e tem grande reconhecimento.

O prédio da Marriott School é ótimo! Tem várias salas de estudos e para trabalhos em grupos, com televisão, quadro, etc. Os laboratórios são novos e com equipamentos de qualidade. Todas as salas de aula tem projetor, computador para o professor, wireless, ar condicionado e boas cadeiras, hehe. Além disso existem 4 auditórios para palestras, área de lazer com sofás, mesa de jogos e uma lanchonete que vende de tudo =D. Isso apenas no Tanner Building, fora o resto da estrutura da universidade, que inclusive possui uma biblioteca subterrânea com uma quantidade gigantesca de livros e materiais para estudo.


CONCLUSÃO

Bem, pra terminar, acho que o meu conselho e experiência pessoal é: se você é um cara que ama tecnologia, mas quer trabalhar com gestão e não desenvolvimento, o MISM é uma excelente oportunidade pra você. Se você quer trabalhar com gestão em qualquer indústria, então o MBA vai te preparar melhor pra isso.

Ps.: Esse post foi bem estilo propaganda, hahaha. Mas só pra deixar claro: não foi um post patrocinado e não estou recebendo nada pra divulgar a BYU não...mas teria sido bom =D

Comentários

  1. Tudo bom, Bruno.

    Sobre a duração do teu curso que no caso é Sistema de informação, já o meu seria Contabilidade, e estou no 4°/8° período da minha graduação. Pelo o que entendi, a graduação em Contabilidade na BYU, pode-se mesclar com o mestrado, totalizando 5 anos de duração, então, se concluo minha graduação no Brasil e depois vou para o mestrado na byu, a duração seria de apenas 1 ano, como informasse? Porque eu já teria pago certas cadeiras especificas?
    Outra situação, se resolvo transferir, ou seja, dar continuidade no meu curso na BYU, algumas cadeiras que paguei, já irá corresponder algumas certas cadeiras na BYU, ou tudo dependerá da compatibilidade das cadeiras que paguei na minha faculdade no Brasil para a BYU.
    Já estou procurando algumas informações com amigos que estão por aí, mais toda ajuda é válida, porque se for para iniciar minha faculdade do zero, acredito que não valerá o esforço, e sim, ir apenas para a realização do mestrado.

    Bruno - " A diferença é que se você já terminou sua faculdade e vem apenas para o mestrado (que foi o que eu fiz), você termina o curso em 1 ano. Muitas matérias são complemento da graduação dos alunos, e por isso eles precisam de 2 anos. Para os outros é apenas 1 ano" .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo! Tudo bem?
      O MACC (que eh o mestrado de contabilidade) funciona igual o MISM sim, voce esta correto. Se voce se formar no Brasil, seria apenas 1 ano de curso no MACC, mas voce precisa ser aprovado pra isso. O MISM e MACC focam em alunos da BYU que ja estao no bacharelado aqui, entao geralmente eles tem 1 ou 2 vagas para alunos de fora e sao bem exigentes.
      Sobre a outra opcao, de transferir pra ca no meio do curso, eu nao sei muito bem como funciona, mas acredito que eles vao considerar algumas das materias que voce ja fez sim. Com certeza, fazendo o bacharelado aqui, eh muito mais facil entrar no mestrado.
      Boa sorte com tudo!

      Excluir

Postar um comentário

Mais Vistos

Aplicar pra BYU

Pois é, depois de passar nas provas, chegou a hora de aplicar pra BYU! Esse processo é um pouco longo e pode ser complicado, por isso resolvi deixar algumas dicas aqui pra vocês. O primeiro passo é entrar no site da BYU (www.byu.edu) e criar uma conta (que eles chamam de NetID). Esse NetID é a sua identificação de aluno e será usado pra tudo que você precisar fazer na BYU (inclusive aqui no campus), então escolha seu NetID com sabedoria, hehe. Para criar o NetID, acesse o site, clique no botão superior direito que diz "myBYU" e depois em "Create a NetID". Esse link contém mais informações de como aplicar (selecione o menu Admissions > Apply Now) :   https://graduatestudies.byu.edu/content/student-information Informações necessárias Você precisa preencher todas as informações para aplicar pra BYU, mas você pode iniciar a aplicação antes e salvar para continuar depois, o que eu recomendo! Basicamente você precisa: Dados pessoais : Nome, endereço, ...

Drive License Tutorial (Carteira de Motorista /Habilitação/ Carta ou como preferir rs)

Vocês acreditam se eu disser que sinto falta do transporte público do Brasil? =O Eu nunca pensei que falaria isso, mas o sistema de tranporte público por aqui não é completo como temos por aí. Os onibus possuem uma rota SUPER limitada, então não dá para ir de onibus pra todo lado, o que te obriga a comprar um carro quando chegar. Nós fizemos o milagre de viver sem carro por quase 1 ano, mas porque não tínhamos filhos, morávamos na BYU então o Bruno caminhava SÓ 40min pra chegar no prédio dele rs e eu não saia muito, já que não falava nada de inglês.... hibernamos este primeiro ano hahah e CLARO contávamos com a ajuda de alguns anjos (neh Mari e Mariana) para momentos de necessidade. Se vai dirigir por aqui uma das primeiras providências é correr atrás da habilitação, que é bem simples de se obter (comparado ao Brasil). Nada de auto escola, testes aterrorizantes e taxas caríssimas. No meu caso eu já era habilitada, não fiz a carteira internacional, só vim com a...

Nossa grande amiga: bol$a CIS

Seria impossível falar sobre esse assunto sem antes deixar meu agradecimento à essa pessoa maravilhosa: Wilford A. Cardon. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, você pode acessar esses links: Hard work and Service: The Cardon´s family Site Oficial da Empresa Cardon Então, o que é a bolsa CIS? CIS significa Cardon International Sponsorship  ou em português: Bolsa Internacional Cardon. Em resumo, essa pessoa da foto acima (Wilford A. Cardon) resolveu criar essa bolsa para ajudar alunos internacionais com dificuldades financeiras (por exemplo: Eu! Hehe) terem a oportunidade de fazer um mestrado de qualidade na BYU. A bolsa vale apenas para os quatro mestrados de negócios: MBA, MPA, MAcc e MISM. (para saber mais sobre eles, acesse o  post sobre o MISM ). Essa bolsa é uma das melhores oportunidades para estudo que já vi. Ela cobre todos os custos do curso (mensalidade, livros e outros materiais) e um plano de saúde para você e seus familiares. Além disso, para que voc...