Pular para o conteúdo principal

Drive License Tutorial (Carteira de Motorista /Habilitação/ Carta ou como preferir rs)

Vocês acreditam se eu disser que sinto falta do transporte público do Brasil? =O Eu nunca pensei que falaria isso, mas o sistema de tranporte público por aqui não é completo como temos por aí. Os onibus possuem uma rota SUPER limitada, então não dá para ir de onibus pra todo lado, o que te obriga a comprar um carro quando chegar. Nós fizemos o milagre de viver sem carro por quase 1 ano, mas porque não tínhamos filhos, morávamos na BYU então o Bruno caminhava SÓ 40min pra chegar no prédio dele rs e eu não saia muito, já que não falava nada de inglês.... hibernamos este primeiro ano hahah e CLARO contávamos com a ajuda de alguns anjos (neh Mari e Mariana) para momentos de necessidade.

Se vai dirigir por aqui uma das primeiras providências é correr atrás da habilitação, que é bem simples de se obter (comparado ao Brasil). Nada de auto escola, testes aterrorizantes e taxas caríssimas. No meu caso eu já era habilitada, não fiz a carteira internacional, só vim com a minha normal mesmo (mas estava válida).

Este é o site aqui de Utah, bem simples e completo: https://dld.utah.gov/

Mas pra ajudar vou contar o passo a passo de como eu fiz:

1) Preparação para prova escrita
Fui ao escritório "Drive License Office" de Orem e peguei o livrinho para estudar que é fornecido gratuitamente. Existe a versão online gratuita também: https://dld.utah.gov/handbooksprintableforms/ mas como sou velha não consigo estudar sem o papel como companheiro hahha

Endereço do Drive License  Office:
759 North 1370 West
Orem, Utah 84057
Call Center: 801.965.4437
Hours: Monday – Friday
8:00am to 5:00pm

Estudei bastante, rabisquei o livro, traduzia váriasss palavras mesmo a prova sendo com consulta!! Simmm se esta não for a sua primeira habilitação é permitido consulta ao livro na hora da prova =D
O livro também possui a versão em espanhol, então você pode estudar em espanhol mas a prova é disponível apenas em inglês.


2) Providenciar a documentação
Aqui está o link com a lista de documentos exigidos: https://site.utah.gov/dps-driver/wp-content/uploads/sites/17/2015/01/DLD-335-Brochure-Rev-2016-05.pdf

O que eu levei:

- Identificação: Levei meu passaporte
- Prova de que você está legal no país: O visto no meu passaporte e meu DS 2019
- Comprovante de endereço: Uma conta do hospital (qualquer coisa em seu nome serve, quando você abre conta no banco eles sempre te mandam uma cartinha)
- Prova de sua experiência em dirigir: Minha carteira de habilitação do Brasil
- Social Security: Aqui é que o processo é um pouco chatinho, porque as esposas não possuem social security (pelo menos a maioria) a BYU só providência pros estudantes. Então você precisará ir ao escritório internacional da BYU e solicitar uma carta informando que você é ineligible para ter um social. Eles provavelmente vão te pedir uns dias para fazer a documentação. Após pegar a carta você precisa IR AO SOCIAL SECURITY OFFICE mais próximo, apresentar essa carta e eles te darão um documento oficial informando que você não tem social security. Não cometam o mesmo erro que eu de achar que somente a carta da BYU é o suficiente, o departamento de trânsito não vai aceitar se não vier do escritório oficial do Social.

3) Aprovação dos documentos

Junte a papelada toda e vá ao Drive License Office (endereço acima). Quando você chegar irá preencher um longooo formulário com perguntas pessoais e também de saúde. Eles vão tirar uma foto (vá bonitinha rsrs), farão um rápido teste de visão, vão te cobrar a taxa da habilitação que é $25 dolares =D, sem comentários neh? e daí você pode "dar entrada" no processo. Eles te pedirão alguns dias para validar tudo e só após esta aprovação você poderá prosseguir ao agendamento.
Este passo foi um pouco diferente no meu caso, já que estava pra começar a trabalhar e precisava da habilitação. Choreii com a atendente e ela aprovou minha documentação na hora. Os maridos não precisam deste prazo que nós precisamos. Então não fique frustada, vá esperando que você não irá fazer a prova naquele dia.

4) Após tudo aprovado você pode agendar online seu "Written Test", prova de legislação como conhecemos, ou só ir ao escritório sem agendamentos. Como disse se esta não é sua primeira habilitação o teste é com consulta. Você precisa acertar um número mínimo do total questões.
Caso não passe, você pode repetir o teste sem custo adicional, são permitidas duas tentativas por dia mas fique tranquila que você não irá precisar ;)

5) Teste prático "Road Test"
Agende o teste prático, leve seu próprio carro e fique calma, é o que te fará passar. Eu particularmente achei muitooo mais tranquilo que o teste do Brasil. Antes de começar o avaliador te explica os pontos que serão avaliados, um por um. Eles pedem coisas simples (e você provavelmente estará usando seu carro automático, o que facilita muitoo) como o respeito ao limite de velocidade, mudança de faixa, conversões, U turn e ao retornar uma baliza entre cones. Mas fique tranquilaaa que entre os cones dá pra parar até um caminhão hahahh
O que as pessoas mais erram é o tal "Head check", diferente do que somos acostumados, aqui quando você vai mudar de faixa, fazer uma conversão, você precisa além de olhar nos retrovisores, virar a cabeça para os lados e dar aquela olhadinha rápida através do vidro.
Você inicia o teste com 0 pontos, cada erro você vai ganhando pontos. Não pode passar de 20 para ser aprovado.

Após retornar ao Drive License Office, o examinador vai te explicar ponto a ponto de sua prova, emitir uma autorização temporária para que você possa dirigir até o cartão de habilitação chegar em sua casa.

Fácil neh?! ;)









Comentários

  1. Sem comparação a facilidade!!! Uma pergunta basica hehehehe No que vai trabalhar?! Conseguiu aprender ingles?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui aprender sim!!! Eu trabalhei na minha área mesmo que é Engenharia Química, como Especialista de resíduos perigosos da BYU Ameiii a experiência, só saí por causa da gravidez mesmo. Super aconselho trabalhar caso possa, é muitooo enriquecedor.

      Excluir
    2. Que legal!!!!!! Bom saber que pode dar certo e que ha possibilidades! Precisa contar pra gente como ta sendo a gravidez aí e os preparativos!

      Excluir

Postar um comentário

Mais Vistos

Aplicar pra BYU

Pois é, depois de passar nas provas, chegou a hora de aplicar pra BYU! Esse processo é um pouco longo e pode ser complicado, por isso resolvi deixar algumas dicas aqui pra vocês. O primeiro passo é entrar no site da BYU (www.byu.edu) e criar uma conta (que eles chamam de NetID). Esse NetID é a sua identificação de aluno e será usado pra tudo que você precisar fazer na BYU (inclusive aqui no campus), então escolha seu NetID com sabedoria, hehe. Para criar o NetID, acesse o site, clique no botão superior direito que diz "myBYU" e depois em "Create a NetID". Esse link contém mais informações de como aplicar (selecione o menu Admissions > Apply Now) :   https://graduatestudies.byu.edu/content/student-information Informações necessárias Você precisa preencher todas as informações para aplicar pra BYU, mas você pode iniciar a aplicação antes e salvar para continuar depois, o que eu recomendo! Basicamente você precisa: Dados pessoais : Nome, endereço, ...

Nossa grande amiga: bol$a CIS

Seria impossível falar sobre esse assunto sem antes deixar meu agradecimento à essa pessoa maravilhosa: Wilford A. Cardon. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, você pode acessar esses links: Hard work and Service: The Cardon´s family Site Oficial da Empresa Cardon Então, o que é a bolsa CIS? CIS significa Cardon International Sponsorship  ou em português: Bolsa Internacional Cardon. Em resumo, essa pessoa da foto acima (Wilford A. Cardon) resolveu criar essa bolsa para ajudar alunos internacionais com dificuldades financeiras (por exemplo: Eu! Hehe) terem a oportunidade de fazer um mestrado de qualidade na BYU. A bolsa vale apenas para os quatro mestrados de negócios: MBA, MPA, MAcc e MISM. (para saber mais sobre eles, acesse o  post sobre o MISM ). Essa bolsa é uma das melhores oportunidades para estudo que já vi. Ela cobre todos os custos do curso (mensalidade, livros e outros materiais) e um plano de saúde para você e seus familiares. Além disso, para que voc...