Pular para o conteúdo principal

♪ ♫ E elas nas aulinhas de Inglês ♩ ♫

Fala sério, esse tal de inglês... ôô dor de cabeça, neh?! hahah
A verdade é que eu nunca me dei bem com o inglês! Na escola era a matéria que eu sempre peguei recuperação. Musicas internacionais?? Nem pensar! Cursinhos de inglês, caros e chatos. Esse é meu histórico na lingua inglesa, e onde vim parar??? Nos EUA é claro!

Recebemos a resposta da BYU em Abril e em Julho viríamos, obviamente não tinha esperança de aprender em 3 meses o que não aprendi a vida toda, então só deixei pra lá e decidi que iria aprender quando chegasse aqui. Mas se você for mais esperta, se prepare para isto antes. se eu pudesse voltar atrás, assim que o Bruno começou a preparação para o GMAT, eu teria começado um curso de inglês. Não vou mentir, quando chegamos eu sabia sim, três frases: What is your name? Where are you from? How are you? Qualquer coisa que saísse disso eu não entendia. Me lembro de no primeiro domingo na ala alguém me perguntar: How are you doing? E eu com o olho arregalado pro Bruno: Amor, que que isso? E eu só falava: Não sai de perto de mim, por favor! kkkkk

Quem me conhece sabe que ficar sem me comunicar é um castigo, então cheguei enlouquecida para fazer um curso de inglês. Na primeira semana visitei todas as escolas que encontrei na internet (depois vou contar onde terminei fazendo o curso.. rsrsr). Vou listá-las abaixo com o preço referente a um semestre ( ano 2015 ) para que vocês tenham uma ideia de valores e uma superficial avaliação de cada uma. Por ordem de preferência:

1. ELC BYU - Com certeza o melhor programa (pago) por aqui
Taxa inscrição: $50
Valor semestre: $2450
Livros: $300
Vale uma observação: As inscrições se encerram muito antes do semestre começar, fiquem atentas ao prazo!
http://elc.byu.edu/

2. UVU - Outra universidade ao lado de Provo
Valor semestre: $2610
Livros: $354
http://www.uvu.edu/ell/

3. Selnate International School - Estrutura bem legal, parecia ser ótima (mas olhem o preço =O) 
Taxa inscrição: $100
Valor semestre: $3300
Livros: $300

4. PACE International Academy - Relação Custo x Benefício muito boa
Full Time Student: $2000
Part Time Student: $1100
Livros: $ variados

5. Nomen Global - Minha primeira impressão não foi muito boa e achei bem caro
Valor Semestre: $3000

6. Internexus - Parecia boa, mas muitos brasileiros na turma e professores também brasileiros, então eu não escolheria esta escola
Valor Semestre: $1800

Estas eram as minhas opções. Eu refleti bastante e achei caro já que eu começaria em um nível muito baixo e só um semestre não seria suficiente. Comecei então uma busca por programas do governo, coisas grátis (ou pelo menos mais baratas) e a primeira opção que apareceu foi: 

- Dixon Scholl: O governo americano "patrocina" um curso de inglês para estrangeiros que residem aqui. Eles pagam o curso que é lecionado em High Schools (uma em cada distrito escolar) e você só paga os livros que custam aproximadamente $20. As aulas na Dixon são 3 vezes na semana com duração de 3 horas cada aula. 

Mas as aulas na Dixon só começariam no final de setembro e estávamos em julho ainda. Fiquei super preocupada, não queria esperar tanto para começar alguma coisa. Ansiosa que sou continuei procurando e me lembrei que meu cunhado há dois anos atrás veio passear e acabou fazendo um curso de inglês muitooo bom em Salt Lake, disponibilizado pelo mesmo programa que oferecia o curso na Dixon. A escola se chama Granitepeaks e você precisa procurar pelo ESL (English as a Second Language). Apesar de ser o mesmo programa, na Granitepeaks é bemmmm melhor que na Dixon. As aulas eram 6 horas por dia e todos os dias da semana. Ou seja, praticamente a mesma carga horária da BYU, mas grátis, ou melhor, uma taxa de $40 pelos materiais e as aulas começavam en agosto =D. Como não tínhamos carro e a escola é em Salt Lake fiquei lá só até as aulas da Dixon começarem, mas se tivéssemos carro eu COM CERTEZA teria continuado. O programa é MUITO bom e deu um gás no meu inglês. Então como opção geral, considerando escolas pagas e programas do governo, a Granitepeaks é minha queridinha com certeza. Se você for ter carro e tempo, vale muito a pena. 

Apesar de ter amado, como disse, sem carro ficou impossível continuar, então comecei as aulas na Dixon e para suprir as horas de aulas que diminuíram muito (6 horas todos os dias para 3 horas três vezes por semana) eu me enfiei eu todas as opções que achei:    

- Project Read: Este projeto acontece na biblioteca de Provo, é direcionado para pessoas que possuem dificuldade com leitura ou que não tiveram oportunidade de estudar (muitos americanos participam). Um grupo se junta para ler, discutir algum tema e geralmente fazíamos também uma redação com um mediador conduzindo os encontros. Eu adorei o programa, porque te força a falar e a ler. Não é apenas uma aula com o professor falando lá na frente.
Para entrar você precisa já ter um domínio mínimo da língua (que consegui na granitepeaks). Você faz provas de matemática, interpretação de texto e inglês mesmo. Único custo é uma taxa anual de $10.  

Me voluntariei como ajudante de professora na escola Mountainland Head Start e comecei à trabalhar no Templo de Provo uma vez por semana (obviamente a questão espiritual era minha prioridade, mas isso é assunto para outro post), mas era um exercício pro inglês também. E sim, continuei com o aplicativo Duolingo, amo estudar por ele (acho que vale um parênteses, para quem não conhece é um aplicativo gratuito, auto explicativo, super fácil que aumenta e muito seu vocabulário).  
   
Mais um curso que é legal se informar é o CORE (Community OutReach English). Este é um curso da BYU para a comunidade, acontece por dois meses (janeiro a março) só uma horinha por dia. As matrículas foram em dezembro. Bem pouquinho mas é legal. 

Escrevendo este post vejo quanta coisa eu fiz! kkk Soa até engraçado, mas me dediquei mesmoo ao inglês por seis meses. Pra quem começou do zero, hoje (10 meses aqui) conseguir trabalhar é uma vitória. Ainda não estou confortável com o inglês e tenho me esforçado para isso... espero chegar no nível de não ficar vermelha quando estiver falando heheh. 

Na minha humilde opinião, se você não fala nada de inglês e não tem muito dinheiro para investir nisto, eu começaria com as opções gratuitas (nº1 granitepeaks e nº2 dixon) e depois que já tivesse o básico eu entraria em uma escola paga (nº 1 BYU) para aprimorar. Aprender você vai, já que está imersa, a diferença é só a velocidade.    

Para terminar este post interminável vai algumas dicas:
-Agarre as oportunidades de aprender, ninguém tem a certeza que ficará após o mestrado, então o momento de aprender essa "benção"de inglês (sim, eu fui irônica) é agora.
- Não fique com vergonha de falar e errar, errar e errar outra vez. Isto me ajudou muito, desde que chegamos o Bruno me deixava no meio do fogo (e eu queria matá-lo) mas ter que falar, resolver as coisas acelera muito o aprendizado.
- Pare de brigar com o inglês. No início eu ficava brava; que isso não faz sentido, que aquilo não é assim em português. Amiga, aceita que dói menos!
E por último: 


- Não se compare!!! Isso acaba com nossa auto estima. Cada um tem suas limitações e cada um tem suas habilidades então:  "take your time" ;)   

Comentários

  1. Olá, gostaria de saber como vocês conseguiram ingressar na BYU. E qual seria a nota mínima do histórico escolar para entrar na BYU? Você tem que pagar quanto para fazer a faculdade aí? Desde de já agradeço se puderem responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vinicius! Entao, eu estou fazendo um mestrado na BYU (fiz meu bacharelado no Brasil) em Sistemas de Informacao. Esse mestrado faz parte da Marriott School (que eh o departamento de negocios da BYU). Esse link explica sobre meu curso: http://brazucasnabyu.blogspot.com/2015/10/mism-what.html
      Atualmente eu nao pago nada, estou utilizando uma bolsa chamada CIS (http://brazucasnabyu.blogspot.com/2015/10/nossa-grande-amiga-bola-cis.html)
      Sobre o processo para entrar na BYU, vai ser um pouco diferente dependendo de qual curso voce quer. Mas geralmente voce precisa fazer a prova do TOEFL (uma prova de ingles), alguns cursos a prova do GMAT e ter uma boa nota escolar. Eh dificil falar exatamente quanto, porque o padrao de notas aqui eh diferente. Eles fazem uma conversao do historico brasileiro para o padrao americano. Mas eu diria que, por alto, uma media acima de 70 seria o minimo...
      Espero poder ter ajudado. De uma olhada nos outros posts, tem muita informacao legal sobre como aplicar pra BYU, datas, cursos, etc. Tambem falamos sobre a mudanca pra ca, adaptacao e outros topicos. Abracos

      Excluir
    2. Olá, gostaria de saber se para quem é membro da Igreja paga menos ou ganha alguma bolsa? Só com o trabalho no campos é possível pagar a faculdade e o alojamento?

      Excluir
    3. Nao sei se entendi direito, mas o curso de ingles que a Nayara fez nao foi na BYU. Sobre o mestrado que eu faco na BYU, eu tenho uma bolsa, conforme explicada na resposta acima.
      Membros da Igreja tem desconto sim, mas geralmente o trabalho do campus nao eh suficiente pra pagar faculdade e alojamento.
      O comentario ficou anonimo, mas se quiser nos enviar um email pela pagina de contato do site, podemos conversar melhor pra entender suas duvidas.
      Abraco!

      Excluir
  2. Nayara, vc acha possível frequentar algum curso de inglês ai levando um baby?

    ResponderExcluir
  3. Já vi sim mães com babys em aulas. Tem professores e escolas que "proibem"
    O que mtas brasileiras fazem é se organizarem e uma parte faz o curso de manhã enquanto outras ficam com as crianças e vice e versa. O que não falta por aqui são crianças!! Sempre dá pra achar uma alternativa.
    Nayara

    ResponderExcluir
  4. Olá. A média do meu marido não deve dar 7. Mas durante a faculdade ele sempre trabalhou e tivemos mais 2 fillhos, será q eles levam isso em consideração p dar a bolsa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elieth, tudo bom?
      A média escola é algo que a BYU considera e existem algumas notas mínimas, mas é difícil dizer com certeza. O GPA (média escolar aqui dos EUA) é baseado na nota do Brasil e 70 é só pra ter uma idéia, não o número exato.

      Excluir
    2. Se o seu marido tem todos os outros requisitos, acho que ele deve aplicar sim.

      Excluir
  5. oi eu queria saber quanto é o alojamento da byu para uma pessoa só? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O valor depende muito de onde voce for morar...existem os apartamentos da BYU mesmo e apartamentos para solteiros que sao aprovados pela BYU mas fora do campus. O ideal eh dar uma olhada no site deles, porque muda todo ano. Voce encontra coisas de $250 ate $500.

      Excluir
  6. Nossa esse Post me deu uma pontinha de esperança!! Hahah Estou em UTAH faz 2 meses, marido está aperfeiçoando o inglês para entrar no MBA e eu por enquanto não estou estudando (férias de verão das escolas). Confesso q estou preocupada se um dia vou conseguir entender alguma coisa...hahah Vou começar a estudar na GranitePeaks se tudo der certo, mas por enquanto não tenho mta coragem de sair de casa sozinha, e na ala fico perdidinha sem saber responder ngm!! Rs Vou me inspirar na sua história e ter pensamentos positivos q tbm vou conseguir!! Rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Vistos

Aplicar pra BYU

Pois é, depois de passar nas provas, chegou a hora de aplicar pra BYU! Esse processo é um pouco longo e pode ser complicado, por isso resolvi deixar algumas dicas aqui pra vocês. O primeiro passo é entrar no site da BYU (www.byu.edu) e criar uma conta (que eles chamam de NetID). Esse NetID é a sua identificação de aluno e será usado pra tudo que você precisar fazer na BYU (inclusive aqui no campus), então escolha seu NetID com sabedoria, hehe. Para criar o NetID, acesse o site, clique no botão superior direito que diz "myBYU" e depois em "Create a NetID". Esse link contém mais informações de como aplicar (selecione o menu Admissions > Apply Now) :   https://graduatestudies.byu.edu/content/student-information Informações necessárias Você precisa preencher todas as informações para aplicar pra BYU, mas você pode iniciar a aplicação antes e salvar para continuar depois, o que eu recomendo! Basicamente você precisa: Dados pessoais : Nome, endereço, ...

Drive License Tutorial (Carteira de Motorista /Habilitação/ Carta ou como preferir rs)

Vocês acreditam se eu disser que sinto falta do transporte público do Brasil? =O Eu nunca pensei que falaria isso, mas o sistema de tranporte público por aqui não é completo como temos por aí. Os onibus possuem uma rota SUPER limitada, então não dá para ir de onibus pra todo lado, o que te obriga a comprar um carro quando chegar. Nós fizemos o milagre de viver sem carro por quase 1 ano, mas porque não tínhamos filhos, morávamos na BYU então o Bruno caminhava SÓ 40min pra chegar no prédio dele rs e eu não saia muito, já que não falava nada de inglês.... hibernamos este primeiro ano hahah e CLARO contávamos com a ajuda de alguns anjos (neh Mari e Mariana) para momentos de necessidade. Se vai dirigir por aqui uma das primeiras providências é correr atrás da habilitação, que é bem simples de se obter (comparado ao Brasil). Nada de auto escola, testes aterrorizantes e taxas caríssimas. No meu caso eu já era habilitada, não fiz a carteira internacional, só vim com a...

Nossa grande amiga: bol$a CIS

Seria impossível falar sobre esse assunto sem antes deixar meu agradecimento à essa pessoa maravilhosa: Wilford A. Cardon. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, você pode acessar esses links: Hard work and Service: The Cardon´s family Site Oficial da Empresa Cardon Então, o que é a bolsa CIS? CIS significa Cardon International Sponsorship  ou em português: Bolsa Internacional Cardon. Em resumo, essa pessoa da foto acima (Wilford A. Cardon) resolveu criar essa bolsa para ajudar alunos internacionais com dificuldades financeiras (por exemplo: Eu! Hehe) terem a oportunidade de fazer um mestrado de qualidade na BYU. A bolsa vale apenas para os quatro mestrados de negócios: MBA, MPA, MAcc e MISM. (para saber mais sobre eles, acesse o  post sobre o MISM ). Essa bolsa é uma das melhores oportunidades para estudo que já vi. Ela cobre todos os custos do curso (mensalidade, livros e outros materiais) e um plano de saúde para você e seus familiares. Além disso, para que voc...