Pois é, depois de passar nas provas, chegou a hora de aplicar pra BYU! Esse processo é um pouco longo e pode ser complicado, por isso resolvi deixar algumas dicas aqui pra vocês.
O primeiro passo é entrar no site da BYU (www.byu.edu) e criar uma conta (que eles chamam de NetID). Esse NetID é a sua identificação de aluno e será usado pra tudo que você precisar fazer na BYU (inclusive aqui no campus), então escolha seu NetID com sabedoria, hehe.
Para criar o NetID, acesse o site, clique no botão superior direito que diz "myBYU" e depois em "Create a NetID".
Esse link contém mais informações de como aplicar (selecione o menu Admissions > Apply Now): https://graduatestudies.byu.edu/content/student-information
Informações necessárias
Você precisa preencher todas as informações para aplicar pra BYU, mas você pode iniciar a aplicação antes e salvar para continuar depois, o que eu recomendo!
Basicamente você precisa:
- Dados pessoais: Nome, endereço, telefone, aquelas coisas todas....
- Histórico escolar: Onde você estudou, qual curso, quando, etc...
- Dados financeiros: Você precisa comprovar que possui o dinheiro necessário ou um sponsor que irá ser responsável pelos custos do seu estudo. Se você for aplicar pra bolsa CIS, essa informação é necessária agora mas será desconsiderada depois.
- Cartas de recomendação: Essa é uma dica muito importante! Você precisa de pelo menos 3 indicações de pessoas que trabalharam com você ou estudaram com você (de preferência professores e pessoas que estavam acima de você no trabalho). Eu pensei que essas pessoas precisavam fazer uma carta em inglês, mas na verdade você só fornece o email deles e a BYU manda um formulário pra eles preencherem. Então fica a dica, não precisa que suas referências escrevam uma carta ;)
- Endosso eclesiástico: Para aplicar na BYU, você precisa de uma entrevista com um bispo da Igreja. Você acessa um link para fazer a solicitação, seleciona a unidade da Igreja mais próxima de você (sua ala) e o bispo acessa o link para aprovar sua solicitação: https://home.byu.edu/webapp/endorsements/
- Statement of Intent: Essa é uma carta que você precisa fazer explicando um pouco do seu background e porque você quer estudar na BYU (ou porque você deve ser aceito). Um comitê irá ler sua carta quando estiverem analisando sua aplicação, então é importante ser bem claro e caprichar nas palavras, hehe. Eu não lembro se eles exigem um tamanho específico de carta, mas a minha deu uma folha e meia.
- Notas das provas: Apesar da BYU receber um relatório do TOEFL e do GMAT, durante a aplicação você precisa informar suas notas. Isso é importante no caso do TOEFL, que o resultado demora um pouco mais pra sair. Fiquei atento com as datas, porque você precisa do resultado antes de finalizar a aplicação.
Documentos
Junto com a aplicação online (que descrevi acima), você precisa também enviar seus documentos pra BYU: histórico escolar e certificado de formatura. O primeiro passo é traduzir os documentos pro inglês (no meu caso, contratei um tradutor oficial). Depois disso, você envia os documentos originais junto com a tradução para um órgão chamado IERF (http://ierf.org/index.php/individuals/byu/). O que eles fazem é verificar os documentos originais com a tradução e depois "converter" seu histórico pro padrão americano. É importante solicitar o Detailed Report. Aqui as notas não são em números, mas em classificação: A+, A, A-, B+, B, etc...esse órgão pega a sua nota da faculdade (geralmente é de 0 a 100) e converte pra essa classificação, além de determinar o seu GPA (média de notas). A BYU pede um GPA de no mínimo 3. O IERF cuida disso tudo e avisa a BYU se você está qualificado (sim, você não manda seus documentos pra BYU, o IERF que faz isso). Se estiver tudo OK, eles enviam seus documentos originais de volta junto com um relatório, cuja uma cópia foi enviada pra BYU.
Esperar
Como a Nayara comentou no post dela, essa é a pior parte, hehe. Depois de aplicar você espera a BYU te responder...no meu caso, enviei a aplicação dia 25 de Fevereiro (o limite é 1 de Março) e a resposta só chegou no meio de Abril. Não aguentava mais esperar e estava preocupado com o tempo. Se possível, eu recomendo que a aplicação seja feita antes, pra você receber a resposta antes e ter mais tempo pra se preparar pra mudança.
Então é isso aí, espero ter ajudado em alguma coisa ;)
Não quis detalhar muito o processo porque o site da BYU explica bem os requisitos de nota, valores financeiros, etc. O site do IERF também é bem claro. Mas se tiver alguma dúvida é só postar nos comentários ou nos enviar um e-mail pelo menu contato do site.
Até mais!
Bruno vc sabe qual idade máxima para se inscrever neste programa? Obrigada!!!
ResponderExcluirEi Stéfani, não tem limite de idade =)
ExcluirPelo menos nunca vi essa informação, nem nunca ouvi falar sobre isso...
Bruno é obrigatório realizar a tradução juramentada para enviar a BYU e IERF ou pode ser feita pela própria pessoa?
ResponderExcluirOi Wanessa, desculpa a demora pra responder sua pergunta. Então, eu fiz uma tradução juramentada para ter certeza de que não teria nenhum problema. Conheço pessoas que fizeram a própria tradução e deu certo. Então respondendo a sua pergunta: você decide como fazer a tradução. No site do IERF e da BYU eu não vi um requisito específico para tradução juramentada, só fala que precisa estar traduzido, mas eu não quis arriscar...
Excluirhttp://ierf.org/index.php/individuals/country-specific-requirements-results/#Brazil
https://graduatestudies.byu.edu/content/admission-information
Bruno, GPA abaixo de 3 é possível entrar?
ResponderExcluirAcredito ter visto que o GPA mínimo dos aprovados nas últimas turmas foi 2.5 , isso procede?
Grata
Ei Mayara, desculpe a demora! Por algum motivo não vi seu comentário antes...a BYU pede o GPA de no mínimo 3, mas acredito que isso seja negociável dependendo do curso que você escolher, do seu currículo profissional e notas do TOEFL e GMAT. O ideal seria confirmar especificamente com o curso que você quer...
ExcluirOla Bruno! Venho pesquisando sobre a BYU. Sei que ela é ligada a Igreja de jesus cristo dos Santos dos Últimos dias, porem tenho duvida se ela atende somente aos seguidores ou quem não é um Mórmon também pode estar fazendo a aplicação.
ResponderExcluirOlá! Essa é uma pergunta muito comum...
ExcluirQualquer pessoa pode estudar na BYU, sendo um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou não. No entando, a BYU possui um "código de honra" que todos os alunos são obrigados a respeitar. Basicamente, você precisa ser uma pessoa honesta, íntegra e viver alguns dos princípios ensinados pela Igreja, como a lei da castidade e a lei de saúde. Indenpendente de suas crenças, se você se comprometer a viver de forma íntegra, a BYU irá aceitá-lo como aluno.
Espero ter esclarecido um pouco e, fique à vontade para fazer mais perguntas.
Ola Bruno, eu preciso ter cursado alguma faculdade antes ou estar cursando para entrar na BYU? Sei que tem o primeiro ano de faculdade com as matérias gerais nos EUA, mas nunca fiz faculdade, eu posso entrar de forma comum?
ResponderExcluirEi Moroni, se você está pensando no mestrado ou uma pós, você precisa ter terminado uma faculdade antes no Brasil. Mas se você quer começar os estudos, você já entra direto na BYU. Nesse caso seria esse aí que você descreveu, 1 ano de matérias gerais e tal...no meu caso fiz o mestrado, então o blog é mais focado nisso. Boa sorte!
ExcluirOi Bruno, pode se inscrever com qualquer idade? Até com 12? Brigado!!!!!
ResponderExcluirOi Morian...não tem restrição de idade, mas precisa ser formado na faculdade pelo menos :)
ExcluirOi Bruno, tudo bem? SAabe dizer se existe a possibilidade de tentar um mestrado com bolsa na BYU? termino a pós agora final do ano.. quando devo aplicar? Em caso de bolsa, de qualquer forma preciso arcar com custos de moradia, certo? Mais 2 perguntas: Qual o tempo médio do mestrado aí? E sabe ke informar onde encontro uma lista de cursos? Eu faço Neuropsicopedagogia.. gostaria de algum mestrado nessa área. Muito obrigada desde já.
ResponderExcluirOla! Infelizmente nao conheco sobre mestrados relacionados a sua area. Minha experiencia foi apenas com a Mariott School (que eh a escola de mestrado de business). Sobre as bolsas e datas, da uma olhada nos outros posts que tem mais detalhes sobre isso. As bolsas, como disse, sao relacionados apenas aos mestrados de business, mas imagino que existam opcoes parecidas para a sua area. As datas variam pra cada curso, mas geralmente as inscricoes sao uma vez por ano, no inicio do ano. E as aulas comecam por volta de Agosto.
ExcluirSobre a lista de cursos, o melhor lugar eh no site da byu: https://www.byu.edu/colleges-and-departments
Boa sorte.
Ola Bruno tudo bem? Sabe dizer se a BYU Marriot aceitam estudantes egressos de cursos tecnologos de três anos?
ExcluirOi Ivan, tudo bom! Sim, a Marriot school aceita estudantes que formaram em um curso tecnólogo. Não é o processo normal, então talvez você precise explicar sua situação, apresentar alguns documentos extras, etc. Mas é possível sim, pois foi o meu caso e de outros amigos.
Excluir