Pular para o conteúdo principal

Nossa grande amiga: bol$a CIS



Seria impossível falar sobre esse assunto sem antes deixar meu agradecimento à essa pessoa maravilhosa: Wilford A. Cardon. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, você pode acessar esses links:

Hard work and Service: The Cardon´s family
Site Oficial da Empresa Cardon

Então, o que é a bolsa CIS? CIS significa Cardon International Sponsorship ou em português: Bolsa Internacional Cardon. Em resumo, essa pessoa da foto acima (Wilford A. Cardon) resolveu criar essa bolsa para ajudar alunos internacionais com dificuldades financeiras (por exemplo: Eu! Hehe) terem a oportunidade de fazer um mestrado de qualidade na BYU. A bolsa vale apenas para os quatro mestrados de negócios: MBA, MPA, MAcc e MISM. (para saber mais sobre eles, acesse o post sobre o MISM). Essa bolsa é uma das melhores oportunidades para estudo que já vi. Ela cobre todos os custos do curso (mensalidade, livros e outros materiais) e um plano de saúde para você e seus familiares. Além disso, para que você possa se dedicar 100% aos estudos, sua família recebe um valor mensal para despesas de alimentação, aluguel, transporte, etc. É claro que não é o suficiente para ter uma vida de luxo, mas ajuda MUITO! Esse valor que recebemos enquanto moramos aqui é um empréstimo, então ele precisa ser devolvido. Mas quase não existe taxa de juros e o prazo para pagamento é de 10 anos (sim, dez!) e começa a contar apenas 6 meses após a sua formatura. Um pouco melhor do que os empréstimos de banco no Brasil né? ;)

Agora você deve estar se perguntando: como faço pra conseguir essa bolsa? Na verdade, o processo é bem simples. Vou dividir em três partes:

  1. Você precisa estar de acordo com alguns requisitos, como: ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, ter concluído sua faculdade fora dos Estados Unidos, etc.
  2. O objetivo principal do Cardon é ajudar a desenvolver outros países, portanto você precisa concordar que irá voltar para seu país de origem ou ir para outro país que não seja EUA ou Canadá após a sua formatura.
  3. Você precisa ser aceito na BYU =). Se você passou nas provas é só preencher o formulário solicitando a bolsa.
Para saber mais detalhes sobre a bolsa, acesse o site oficial do CIS.

Comentários

  1. Amei esse Blog, Parabéns pela iniciativa, não tenho dúvidas de que irá ajudar a muitos!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Um amigo indicou vcs e já estou amando tudo aqui.
    Por favor poste sempre....rs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, reconheço teu rosto de algum lugar...
    Por favor uma dúvida: qual a formação necessária para concorrer a estes cursos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você é de Belo Horizonte? O comentário ficou sem nome, então não sei se te conheço =)
      Respondendo sua pergunta, no caso do MISM é necessário ter uma formação na área técnica (Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou algo semelhante). O MAcc pede uma formação em contabilidade e os outros cursos (MBA e MPA) não tem nenhuma exigência específica.

      Excluir
  4. Obrigada pelas informações!
    Você sabe se esta bolsa é somente para BYU provo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      Sim, a bolsa é apenas para a BYU Provo. Na verdade, a bolsa é apenas para 4 cursos: MBA, MISM, MPA e MACC; e esses cursos são oferecidos apenas em Provo.

      Excluir
  5. Como faço as provas pra passar na BYU? Teria como detalhar?
    Obrigado e parabéns por divulgar algo que pode ajudar muitas pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Dê uma olhada nos posts sobre o TOEFL e sobre o GMAT. Lá tem mais detalhes, preços, sites, etc...

      Excluir
  6. Olá Bruno Monteiro, estou iniciando o curso de análise e desenvolvimento de sistemas, no término eu poderia optar pelo Mism?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, geralmente qualquer curso na área de desenvolvimento é valido pro MISM, desde que você tenha aulas de programação, sistemas operacionais ou tópicos similares.

      Excluir
    2. Obrigado! Só mais uma pergunta? Pra conseguir a bolsa, é exigido um número "X" de hora/aula ou basta ser graduado, independentemente do tempo da faculdade?

      Excluir
    3. Por nada! Tem duas coisas que a BYU leva em consideracao: tempo do curso e GPA (que sao suas notas). No meu caso, meu curso foi 3 anos porque nao existia uma opcao de 4 anos quando fiz. O resultado do governo americano saiu como "graduacao incompleta" por causa do tempo. Mas expliquei pra BYU que o curso que fiz nao tinha outra opcao e que no Brasil era considerado uma graduacao valida. Entao nao tive nenhum problema com isso...se seu curso for menos de 4 anos, provavelmente voce precisara fazer uma explicacao tambem.

      Excluir
  7. Boa noite Bruno!Como eu posso ter um contato com a BYU para obter mais informações? Pois estou me formando na área de tecnologia também é gostaria de saber os meios para fazer o que fizeste. E qual seria o valor da ajuda de custo da bolsa? Obrigado pela atenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você encontra os contatos da BYU no site deles mesmo. Um link muito útil é esse aqui:
      https://admissions.byu.edu/section/international-students
      Sobre a bolsa, ela cobre os custos do curso (livros, mensalidades, etc.) e tem uma ajuda mensal para você pagar aluguel, contas de água e luz, alimentação, etc. O ideal é olhar o site do CIS (link no fim do post acima) porque essa informação pode ser atualizada. O que posso dizer é que o valor é o suficiente para se manter aqui, mas nada extra. Por exemplo, você vai se alimentar, pagar aluguel, etc...mas não vai conseguir viajar ou comprar um carro apenas com o valor da bolsa.

      Excluir
  8. Boa noite Bruno Monteiro! Meu amigo me tira uma esse curso de TI a maioria deles são de três anos. A BYU aceita? E se aceita como eu posso fazer para entrar em contato com eles antes? Qual foi o curso que você fez? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, o meu curso foi um tecnólogo de 3 anos também e não tive problemas com a BYU. Expliquei que o tecnólogo é válido no Brasil como qualquer outra graduação e que o curso que escolhi fazer não tinha a opção de 4 anos. Durante o processo de aplicação, você vai precisar "converter" o seu diploma para o padrão americano e provavelmente vai receber o resultado de "curso inválido" por causa do tempo. Depois de receber isso, você contata a BYU explicando a situação (foi o que eu fiz) e aí eles aceitaram minha aplicação. Boa sorte!

      Excluir
  9. Irmao Bruno, como podemos fazer para ter um contato com a BYU e tirarmos as dúvidas sobre o curso, pois o meu caso é igual ao seu...faço um curso de TI e tenho dúvidas se será aceito. E gostaria muito,claro se puder, o valor da bolsa nessa área! Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Favor verificar os comentários acima sobre o contato com a BYU e o valor da bolsa. Fique à vontade caso tenha outras perguntas...

      Excluir
  10. Bruno excelentes dicas sobre o CIS.muito obrigado! Tenho uma dúvida. O montante a ser pago corresponde a todo o valor disponibilizado como: aluguel, plano de saúde, custos com materiais, mensalidades e etc? Ou somente precisa ser pago o valor do curso? Para as pessoas que voltam para o Brasil parece que já escutei que pagam 50% desse total. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lincoln, que bom que o post te ajudou um pouco. O valor a ser pago no final corresponde apenas ao que foi utilizado para as despesas de aluguel, alimentação, etc. Em outras palavras, a ajuda mensal que você recebe. Os custos com plano de saúde e mensalidade são pagos direto pra BYU e você não precisa devolver esse valor.
      Sobre o desconto de 50%, ele se aplica a partir do momento que você sai dos Estados Unidos (não incluindo Canada). Então se você voltar pro Brasil ou for para outro país, você paga apenas 50% da dívida sim.

      Excluir
  11. Bruno, Muito obrigado pela rápida resposta!! Desejo-lhe sucesso!!! Abração

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruno! Muito bom seu blog. Uma duvida... Eu sou solteira. Existe possibilidade de eu conseguir essa bolsa? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara! Seu comentário me fez atualizar o post...até ano passado, era um requisito ser casado. Mas eles mudaram e as turmas que estão vindo a partir desse ano já aceitam alunos solteiros :)

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta Bruno. Vou pesquisar mais sobre isso e aplicar. As pessoas me dizem que é dificil. Mas como diz minha mãe "é dificil"é uma casa em cima da outra. Então vamos que vamos. Tudo de bom pra ti e obrigada por sua disposição em ajudar.

      Excluir
  13. Oi Bruno, obrigado pela disposição da ajudar outras pessoas, é uma bela iniciativa! Gostaria de te perguntar sobre a ajuda de custo do CIS, se o valor do empréstimo é suficiente para sobreviver decentemente ou se você precisa ter uma renda garantida para complementar as despesas. Essa é uma questão fundamental para quem está se preparando, principalmente para quem tem filhos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi John, fico feliz em ajudar. Em resumo, a bolsa eh o suficiente para as despesas basicas de moradia, alimentacao, etc. Mas nao eh o bastante para passeios, lazer, compra de carro, moveis, etc.

      Excluir
  14. Bom dia Bruno!
    Um curso de Gestão pública de 2 anos e meio, posso eu concorrer a bolsa de MPA da BYU? Pois só se fala que a bolsa CARDON é somente para quem é formado em administração para fazer o MBA. E que somente seria para cursos de graduação de 4 anos. Por favor Bruno me auxilia nesse assunto, pois são muitas as dúvidas e pouquíssimas pessoas para nós ajudar sobre o assunto!
    Obrigado pela sua Atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Unias! A bolsa Cardon nao exige nenhuma formacao especifica, qualquer um pode aplicar. Dependendo do curso que voce for fazer, eles podem pedir que voce seja da area, mas isso seria uma exigencia do curso e nao da bolsa. Ate onde sei, seu curso te qualifica para o MPA sim. Por ser 2 anos e meio, o orgao americano que regulamenta a educacao (como se fosse o MEC daqui) vai te dizer que nao eh o suficiente. Mas eu entraria em contato com a BYU antes pra explicar a situacao. No meu caso, minha faculdade no Brasil tambem foi de 2 anos e meio e a BYU entendeu a minha situacao.
      Sucesso!

      Excluir
  15. Caro Bruno, poderias informar quais os meses de aula e quais os meses de internship? Sempre fico confuso com isso. Muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá John! Isso é um pouco confuso mesmo porque é bem diferente do Brasil. Em resumo, geralmente você estuda de Setembro à Abril e trabalha durante o verão (que vai de Maio até Agosto). As datas mudam um pouquinho todo ano, então vale a pena conferir o calendário da BYU para ter certeza do dia exato. Esse post fala um pouco mais sobre isso: https://brazucasnabyu.blogspot.com/2016/01/como-funciona-o-ano-letivo-na-byu.html

      Excluir
  16. Boa noite Bruno!
    Você havia falado para que eu entrasse em contato com a BYU
    Gostaria se saber onde eu poderia tirar essa dúvida do meu curso de Gestão pública de 2 anos e meio. Se eles aceitam ou não aceitam.
    Muito obrigado pela sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unias! O ideal seria perguntar no próprio departamento do programa que você quer fazer. Vai no site https://marriottschool.byu.edu/ e no menu "Programs" você vai achar o contato do seu programa. Aí é só ligar ou mandar um email explicando a situação.
      No meu caso, fiz o MISM. Aí eu liguei e conversei com a Advisor do programa.
      Abraços e sucesso!

      Excluir
  17. Olá, Bruno. Parabéns pelo blog, muito bom mesmo! As informações são objetivas e muito esclarecedoras. Meu nome é Lucas e me formei em Engenharia Civil nesse ano. Ainda não tive experiências profissionais, além de um estágio de 1 ano que fiz durante a graduação aqui no Brasil. Sinto-me preparado para o toefl e gmat (inclusive já fiz esses testes no passado) e quero muito de aplicar para o MBA na BYU para o próximo ano. Porém, tenho receio de que minha experiência profissional limitada possa ser um impeditivo para minha aceitação na universidade. Nesse caso, gostaria de saber: tenho chance de ser aceito? Aguardo sua resposta. Desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, desculpa a demora. Por algum motivo não vi seu email antes. Não sei muito sobre o MBA especificamente, mas sei que experiência profissional é um ponto que eles pedem. Geralmente no mínimo 3 anos. Talvez se compensar muito com as outras coisas (nota do TOEFL e GMAT, carta de apresentação e tal), você tenha uma chance. Acho que o melhor a fazer nesse caso é enviar um email pra eles perguntando, pra não investir em todo o processo de aplicação sem muita certeza. Boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário

Mais Vistos

Aplicar pra BYU

Pois é, depois de passar nas provas, chegou a hora de aplicar pra BYU! Esse processo é um pouco longo e pode ser complicado, por isso resolvi deixar algumas dicas aqui pra vocês. O primeiro passo é entrar no site da BYU (www.byu.edu) e criar uma conta (que eles chamam de NetID). Esse NetID é a sua identificação de aluno e será usado pra tudo que você precisar fazer na BYU (inclusive aqui no campus), então escolha seu NetID com sabedoria, hehe. Para criar o NetID, acesse o site, clique no botão superior direito que diz "myBYU" e depois em "Create a NetID". Esse link contém mais informações de como aplicar (selecione o menu Admissions > Apply Now) :   https://graduatestudies.byu.edu/content/student-information Informações necessárias Você precisa preencher todas as informações para aplicar pra BYU, mas você pode iniciar a aplicação antes e salvar para continuar depois, o que eu recomendo! Basicamente você precisa: Dados pessoais : Nome, endereço, ...

Drive License Tutorial (Carteira de Motorista /Habilitação/ Carta ou como preferir rs)

Vocês acreditam se eu disser que sinto falta do transporte público do Brasil? =O Eu nunca pensei que falaria isso, mas o sistema de tranporte público por aqui não é completo como temos por aí. Os onibus possuem uma rota SUPER limitada, então não dá para ir de onibus pra todo lado, o que te obriga a comprar um carro quando chegar. Nós fizemos o milagre de viver sem carro por quase 1 ano, mas porque não tínhamos filhos, morávamos na BYU então o Bruno caminhava SÓ 40min pra chegar no prédio dele rs e eu não saia muito, já que não falava nada de inglês.... hibernamos este primeiro ano hahah e CLARO contávamos com a ajuda de alguns anjos (neh Mari e Mariana) para momentos de necessidade. Se vai dirigir por aqui uma das primeiras providências é correr atrás da habilitação, que é bem simples de se obter (comparado ao Brasil). Nada de auto escola, testes aterrorizantes e taxas caríssimas. No meu caso eu já era habilitada, não fiz a carteira internacional, só vim com a...