Pois é, antes de começar a estudar na BYU, é preciso fazer muita prova, hehe. Já falamos sobre o GMAT no post anterior, e hoje vou falar sobre a prova de inglês: TOEFL (Test of English as a Foreign Language).
Você pode encontrar tudo sobre o teste nesse link, que é o mesmo lugar onde você agenda e paga seu exame. O TOEFL é mais barato e mais fácil de encontrar um representante do que o GMAT. No Brasil o preço é U$ 215,00 e em Belo Horizonte tinham vários locais onde eu podia fazer a prova.
Diferente do GMAT, o resultado do TOEFL demora mais ou menos 1 mês pra sair, então é bom se programar e não deixar pra última hora. A prova é dividida em quatro partes: listening, speaking, reading e writing (e se você não entendeu essas palavras, acho que você não tá muito preparado pra prova, hehehe).
O TOEFL testa nossa capacidade de comunicar em inglês em todos os sentidos. Na primeira parte, ouvimos algumas frases e textos e depois respondemos perguntas sobre aquilo. Depois disso, precisamos responder algumas perguntas em inglês, tipo: qual foi a melhor férias da sua vida? Explique. Depois disso tem um intervalo e voltamos pras últimas duas partes: interpretação de texto e redação.
Claro que estudar inglês ajuda muito, mas você não precisa ter uma pronúncia perfeita pra passar na prova. O que mais me ajudou na verdade, foi entender a estrutura da prova. O TOEFL sempre segue o mesmo padrão e a primeira parte (listening e speaking) tem um tempo muito curto pra responder. Geralmente você tem poucos segundos pra pensar na sua resposta e 1 minutos pra responder. Treinar esse tempo, como criar o raciocínio e coisas do tipo, me ajudaram MUITO mais do a própria língua inglesa.
É por isso que vou compartilhar com vocês o canal desse cara no Youtube, que fez toda a diferença na minha preparação. Devido às circunstâncias na época, eu tive apenas 1 semana pra estudar pro TOEFL, e esses vídeos ajudaram muito (separei alguns de exemplo, mas você pode verificar o canal do Youtube que tem muito mais):
Vídeo sobre writing
Vídeo sobre speaking
Vídeo sobre listening
Good luck!
--
UPDATE:
O Gordon Gaffney também sugeriu um guia que ele escreveu sobre o TOEFL. Vale a pena conferir aqui.
Ótimas dicas sobre os vídeos.
ResponderExcluirOi Bruno. Eu morava em Belo Horizonte e ensinei inglês por 3,5 anos. Este é um mundo pequeno! Você tem ótimas dicas para o TOEFL, eu também escrevi meu próprio guia para o TOEFL. https://www.aprenderinglessozinho.org/recursos/provas-e-exames-guia-de-preparacao-e-simulacao-do-toefl/
ResponderExcluirLegal Gordon, obrigado por compartilhar o link. Vou colocar no final do post.
Excluir