Pular para o conteúdo principal

Você fala inglês? Então PROVA! (TOEFL)


Pois é, antes de começar a estudar na BYU, é preciso fazer muita prova, hehe. Já falamos sobre o GMAT no post anterior, e hoje vou falar sobre a prova de inglês: TOEFL (Test of English as a Foreign Language).

Você pode encontrar tudo sobre o teste nesse link, que é o mesmo lugar onde você agenda e paga seu exame. O TOEFL é mais barato e mais fácil de encontrar um representante do que o GMAT. No Brasil o preço é U$ 215,00 e em Belo Horizonte tinham vários locais onde eu podia fazer a prova.

Diferente do GMAT, o resultado do TOEFL demora mais ou menos 1 mês pra sair, então é bom se programar e não deixar pra última hora. A prova é dividida em quatro partes: listening, speaking, reading e writing (e se você não entendeu essas palavras, acho que você não tá muito preparado pra prova, hehehe).

O TOEFL testa nossa capacidade de comunicar em inglês em todos os sentidos. Na primeira parte, ouvimos algumas frases e textos e depois respondemos perguntas sobre aquilo. Depois disso, precisamos responder algumas perguntas em inglês, tipo: qual foi a melhor férias da sua vida? Explique. Depois disso tem um intervalo e voltamos pras últimas duas partes: interpretação de texto e redação.

Claro que estudar inglês ajuda muito, mas você não precisa ter uma pronúncia perfeita pra passar na prova. O que mais me ajudou na verdade, foi entender a estrutura da prova. O TOEFL sempre segue o mesmo padrão e a primeira parte (listening e speaking) tem um tempo muito curto pra responder. Geralmente você tem poucos segundos pra pensar na sua resposta e 1 minutos pra responder. Treinar esse tempo, como criar o raciocínio e coisas do tipo, me ajudaram MUITO mais do a própria língua inglesa.

É por isso que vou compartilhar com vocês o canal desse cara no Youtube, que fez toda a diferença na minha preparação. Devido às circunstâncias na época, eu tive apenas 1 semana pra estudar pro TOEFL, e esses vídeos ajudaram muito (separei alguns de exemplo, mas você pode verificar o canal do Youtube que tem muito mais):

Vídeo sobre writing
Vídeo sobre speaking
Vídeo sobre listening

Good luck!

--
UPDATE:

O Gordon Gaffney também sugeriu um guia que ele escreveu sobre o TOEFL. Vale a pena conferir aqui.

Comentários

  1. Oi Bruno. Eu morava em Belo Horizonte e ensinei inglês por 3,5 anos. Este é um mundo pequeno! Você tem ótimas dicas para o TOEFL, eu também escrevi meu próprio guia para o TOEFL. https://www.aprenderinglessozinho.org/recursos/provas-e-exames-guia-de-preparacao-e-simulacao-do-toefl/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Gordon, obrigado por compartilhar o link. Vou colocar no final do post.

      Excluir

Postar um comentário

Mais Vistos

Aplicar pra BYU

Pois é, depois de passar nas provas, chegou a hora de aplicar pra BYU! Esse processo é um pouco longo e pode ser complicado, por isso resolvi deixar algumas dicas aqui pra vocês. O primeiro passo é entrar no site da BYU (www.byu.edu) e criar uma conta (que eles chamam de NetID). Esse NetID é a sua identificação de aluno e será usado pra tudo que você precisar fazer na BYU (inclusive aqui no campus), então escolha seu NetID com sabedoria, hehe. Para criar o NetID, acesse o site, clique no botão superior direito que diz "myBYU" e depois em "Create a NetID". Esse link contém mais informações de como aplicar (selecione o menu Admissions > Apply Now) :   https://graduatestudies.byu.edu/content/student-information Informações necessárias Você precisa preencher todas as informações para aplicar pra BYU, mas você pode iniciar a aplicação antes e salvar para continuar depois, o que eu recomendo! Basicamente você precisa: Dados pessoais : Nome, endereço, ...

Drive License Tutorial (Carteira de Motorista /Habilitação/ Carta ou como preferir rs)

Vocês acreditam se eu disser que sinto falta do transporte público do Brasil? =O Eu nunca pensei que falaria isso, mas o sistema de tranporte público por aqui não é completo como temos por aí. Os onibus possuem uma rota SUPER limitada, então não dá para ir de onibus pra todo lado, o que te obriga a comprar um carro quando chegar. Nós fizemos o milagre de viver sem carro por quase 1 ano, mas porque não tínhamos filhos, morávamos na BYU então o Bruno caminhava SÓ 40min pra chegar no prédio dele rs e eu não saia muito, já que não falava nada de inglês.... hibernamos este primeiro ano hahah e CLARO contávamos com a ajuda de alguns anjos (neh Mari e Mariana) para momentos de necessidade. Se vai dirigir por aqui uma das primeiras providências é correr atrás da habilitação, que é bem simples de se obter (comparado ao Brasil). Nada de auto escola, testes aterrorizantes e taxas caríssimas. No meu caso eu já era habilitada, não fiz a carteira internacional, só vim com a...

Nossa grande amiga: bol$a CIS

Seria impossível falar sobre esse assunto sem antes deixar meu agradecimento à essa pessoa maravilhosa: Wilford A. Cardon. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, você pode acessar esses links: Hard work and Service: The Cardon´s family Site Oficial da Empresa Cardon Então, o que é a bolsa CIS? CIS significa Cardon International Sponsorship  ou em português: Bolsa Internacional Cardon. Em resumo, essa pessoa da foto acima (Wilford A. Cardon) resolveu criar essa bolsa para ajudar alunos internacionais com dificuldades financeiras (por exemplo: Eu! Hehe) terem a oportunidade de fazer um mestrado de qualidade na BYU. A bolsa vale apenas para os quatro mestrados de negócios: MBA, MPA, MAcc e MISM. (para saber mais sobre eles, acesse o  post sobre o MISM ). Essa bolsa é uma das melhores oportunidades para estudo que já vi. Ela cobre todos os custos do curso (mensalidade, livros e outros materiais) e um plano de saúde para você e seus familiares. Além disso, para que voc...