Já dei todas as dicas de como o processo de autorização de trabalho funcionam para você, esposa, e agora quero compartilhar minha experiência na busca de um emprego.
Sempre me perguntam se é fácil conseguir um emprego aqui e minha resposta é: depende do tipo de vaga que você está procurando. Existem muitassss vagas de trabalhos para estudantes, como por exemplo em lachonetes, lojas, limpeza, vagas na BYU. A maioria das pessoas estão em Provo apenas porque estão estudando na BYU, então sempre existem vagas abertas porque muitos se formam, ou conseguem um outro emprego, não se cria muitos vínculos nestas vagas. Final/Início de semestre é o momento ideal para procurar emprego. Agora, em Abril é o melhor momento, já que as grandesss mudanças ocorrem no verão.
Algo que percebo ser diferente do Brasil é que como todos estudam, todos estão neste clima e não se importam com o tipo de trabalho que fazem. O que eu quero dizer é que não existe nenhuma restrição da parte das pessoas e nenhum preconceito em se trabalhar por exemplo em uma equipe de limpeza na BYU (sem contar que eles tem tantas máquinas e bons produtos que você mesma não faz quase nada hahah), é super normal fazer estes trabalhos e dá pra ganhar um bom dinheirinho com eles. Primeira dica: se livre de preconceitos bobos!
E a minha opinião é que se você precisa aprimorar ou até mesmo aprender inglês vale SUPER a pena trabalhar em qualquer posição, uma vez que você vai conviver e ter que conversar com americanos e ainda será paga por isto.
Eu ainda não tenho filhos e isso contribui para que eu trabalhe, mas mesmo com filhos, se eles estão em idade escolar, você pode trabalhar "part-time"enquanto eles estão na escola (conheço amigas que estão tentando), só para ter uma experiência aqui e principalmente para afinar o inglês.
A primeira coisa é arrumar seu resume (curriculo) nos "moldes"americanos. Para procurar vagas eu usei dois sites praticamente : https://www.ksl.com/jobs/ e https://yjobs.byu.edu/postings/search. E as lojas colocam placas quando estão contratando, geralmente neste caso você aplica dentro da loja mesmo. O restante do processo é normal, entrevistas, exames médicos e o processo de contratação que a empresa seguir.
Lembrem-se que como expliquei no último post, assim que você receber um sim de alguma empresa, você precisa pegar uma carta com eles, ir no departamento internacional da BYU, pegar outra carta para o Social Security e agendar no Social Security Office um horário para emitir o seu Social.
Minha história trabalhistíca é a seguinte: Eu apliquei para umas vagas NÃO relacionadas à minha formação que é Engenharia Química e nunca nem me chamaram nem para um entrevista hahha. Daí surgiu uma vaga para Engenheiro Químico ou Químico já graduado na BYU (eles chamam de non-student position), passei por duas etapas de entrevistas e me contataram =D. Estou amandooo a experiência. Tem sido bemm difícil, principalmente porque tem muitos termos técnicos, mas em duas semanas me sinto bem mais confortável com o inglês.
O meu voto é SIM para as esposas trabalharem aqui! =D
Comentários
Postar um comentário