Pular para o conteúdo principal

Escola para Crianças - by Marcos e Denise

Já tem um tempinho que quero falar sobre educação/escola para crianças (porque sei que a maioria dos casais que planejam vir tem filhos) mas como não tenho filhos (ainda rs) pedi para outro casal de brasileiros o Marcos Felipe e a Denise escrever sobre a experiência deles. Muitooo obrigada guys, o post ficou bemm explicativo, vai ajudar mta gente! Bora conferir ;)

Nossa experiência com escola em Provo
Como a maioria de vocês, eu e Denise tínhamos preocupação com a adaptação das criancas nessa mudança para os EUA. E com certeza a escola é um ponto importantíssimo nessa história, visto que os nossos rebentos passam uma boa parte do dia estudando. Primeiramente vou dizer a vocês algo que ouvimos algumas vezes antes de nos mudar, mas não sei se internalizamos isso (rs): As crianças se adaptarão muito bem! Continuem planejando tudo, mas não se preocupem tanto – eu falo de uma preocupação quase patológica que pode atrapalhar o processo de mudança da família e até da criança.
Mesmo as famílias que inicialmente tiveram filhos(as) que demoraram mais para se adaptar vieram a ter uma experiência muito boa com as escolas aqui nos EUA. Nossa filha mais velha, Júlia, tem 7 anos (fará 8 em março/2017) e ela terminou agora a primeira série (first grade). Em agosto ela começará a segunda série (second grade). Não sou especialista no assunto, mas acho que a divisão do ensino nos EUA é muito parecido com o Brasil. Vou colocar dois artigos que vocês podem dar uma olhada para comparar com os dois sistemas. Artigo 1 e Artigo 2. Além disso, o nosso amigo Wikipédia tem uma explicação legal sobre o sistema de ensino americano.
Bom, vamos por partes.

Antes de vir para os EUA
Mais abaixo na seção “Matriculando a criança” eu vou comentar que uma das coisas solicitadas para a matrícula da criança é a caderneta de vacinas. Portanto, antes de vir para os EUA é bom verificar se a criança está com as vacinas em dia. Para estudantes vindos de outro país também é solicitado o teste para tuberculose (PPD). Eles oferecem o teste aqui em Provo, se não me engano custa $15.
Saúde bucal: antes de vir eu fui informado que precisava trazer uma laudo sobre a saúde bucal da criança. Eu trouxe esse laudo comigo, porém não me recordo se precisei usar. Tenho quase certeza que não. O site de Provo.edu não menciona nada a respeito da necessidade de tal laudo. Eu liguei para a Secretaria de Educação de Provo e a pessoa que me atendeu disse que nunca ouviu falar da necessidade desse laudo também. Portanto, eu não me preocuparia com isso.

Escolhendo a escola
Aqui nos EUA o sistema é diferente do Brasil. Você escolhe a escola do seu filho no momento em que você escolhe aonde vai morar. Isso mesmo. Aqui funciona como na igreja, seu endereço determina de que Ala ou Ramo você fará parte. Como moramos no Wymount Norte durante o primeiro ano, nós faziamos parte do setor da escola Rock Canyon. Para conhecer o site da escola, clique aqui. No site Provo City – School District é possível conhecer todas as escolas que fazem parte do município, clique aqui para conhecer o site.
Constantemente as escolas estão sendo avaliadas. Se não me engano as crianças que moram no Wymount Sul frequentam a Wasatch School, que é uma excelente escola também.

Matriculando a criança
Eu achei o processo de matrícula bem simples. É preciso ir no site Provo City – School District (www.provo.edu) e clicar em “For Parents” ˃ “Register for School”. Ou você pode clicar aqui. Na parte de novos estudantes é preciso criar um conta de acesso ao site. Depois de criar a conta os pais vão adicionar o aluno, preenchendo os dados da criança. Nesse momento vocês colocarão o endereço de vocês e saberão a qual escola a criança vai pertencer.
No final desse cadastro você será orientado que para terminar o processo de matrícula é preciso se apresentar a escola munido dos seguintes documentos (Caso tenha dificuldade com o cadastro no site vocês podem ir direto na escola que eles vão ajudar vocês):
- Certidão de nascimento (Eu mesmo traduzi a certidão das crianças e trouxe junto com o original)
- Comprovante de residência (Solicite ao Wymount Office uma carta para isso)
- Cartão de vacinas – Na escola, vocês serão direcionados para um departamento de saúde que analisará o cartão de vacinas e dirão se é necessário que a criança tome alguma vacina. Nossa filha mais velha, apesar de ter as vacinas em dia, teve que tomar duas vacinas. Na época pagamos $10 por cada vacina. Nós não trouxemos o cartão de vacinas traduzido. Nesse departamento eles tem um cartão para comparar as vacinas do Brasil com a dos EUA, mesmo assim tivemos algumas dúvidas pontuais em algumas vacinas, mas no final tudo deu certo.
Com esses documentos entregues na escola e com as vacinas em dia a criança está matriculada!

Alimentação na escola
O horário da escola é de 8:30 as 15:20 de segunda a quinta. Na sexta é de 8:30 as 13:30 – eles chamam de “Early Friday”. Uma das nossas preocupações foi com relação a alimentação, pois no Brasil nós almoçamos de verdade e aqui, meus amigos e amigas, eles fazem um lanchinho. De qualquer forma a família tem a opção de mandar comida para a criança comer (merendeira) ou a criança pode comprar o lanche na escola. Para ter uma idéia do cardápio, vou colocar um link para um exemplo (Clique aqui) E vou colocar também o link para o site que tem todos os detalhes sobre a alimentação utilizada nas escolas (Clique aqui).
Existe a possibilidade de aplicar para ter acesso a um preço reduzido ou ser isento do pagamento das refeições. Acho que vale muito a pena. Nós fizemos isso e fomos isentos do pagamento. Com isso vocês podem baixar o calendário de refeições do mês. Nos dias em que o cardápio agradar sua criança, eles podem comer sem ter que pagar nada. Nos dias em que o cardápio não for do agrado, vocês preparam algo para que eles levem de casa.
Outra idéia é mandar um lanche para a criança e deixar para que ela almoçe assim que chegar em casa ás 15:30. Aí fica a critério de vocês (pais e mães).

Começando as aulas
A porta da escola abre as 8:30. Se quiserem, os pais podem levar as crianças até a porta da sala de aula. No começo é legal fazer isso, dá mais segurança para a criança e é uma oportunidade para conhecer mais a professora que estará na porta.
No site da escola vocês terão acesso ao email do professor. A professora da nossa filha nos deu até o número de celular dela. Sempre que precisarem agendem uma conversa com o professor. Eles são sempre muito atenciosos. Nossa experiência foi excelente com todas as pessoas, o Diretor, as pessoas da secretaria, os colegas da nossa filha e as mães dos colegas.
Periodicamente a professora agendará uma reunião para passar como anda o progresso da criança. Os alunos são submetidos a testes para saber como está indo o aprendizado. Nesses testes é possível ver um comparativo com as outras crianças da sala. Se seu filho não fala nada de inglês, como era o caso da nossa filha, não se assuste com os resultados iniciais. É lógico que comparando com as crianças nativas, a pontuação deles será abaixo inicialmente. O importante é conversar com o professor para saber se ele acha que a criança tem progredido. A criança tem tentado se expressar? A criança presta atenção? A criança tenta se comunicar com os colegas? Essas são algumas das coisas a se observar. Se isso estiver acontecendo, é só uma questão de tempo até que eles começem a ficar mais a vontade com o inglês e melhorem seu desempenho nos testes.

Calendário escolar das crianças x calendário da BYU
O calendário escolar das crianças é parecido com o calendário do MBA, a diferença é que as crianças tem mais dias letivos (Ufa!!! Deixa essa criançada gastar energia na escola!!rs). O ano letivo das crianças começa antes e termina depois. Esse ano, por exemplo, o MBA começará no dia 29/agosto e as crianças começam a estudar no dia 17/agosto, 12 dias antes. O MBA acaba em meados de abril e as crianças tem aula até o fim de maio. Muitas vezes a família já está se mudando para o estágio e a criança ainda está em aula, nesse caso é só informar a escola o motivo da mudança. Essa diferença nos calendários é porque a BYU é que foge um pouco do padrão, principalmente com relação a data de término do ano letivo. A maioria dos MBAs termina as aulas em maio.

É isso. Espero que essas informações sejam úteis. Desejamos que vocês e seus filhos tenham uma excelente experiência em Provo.
Qualquer coisa podem entrar em contato comigo no meu email: marcosfonseca@byu.net
Marcos Fonseca.



Comentários

  1. Excelente,Felipe..suas informacoes sao muito úteis para estudantes estrangeiros com filhos pequenos .

    ResponderExcluir
  2. Apartir de qual idade a criança pode ir para a escola?
    Muito obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Albert,
      Este artigo ajuda bastante a entender sobre as idades: http://passaportebrasilusa.com/2011/01/anos-escolares-brasil-eua/

      Pelo que sei das minhas amigas brasileiras, a escola que tem o pré- school (pré- Kindergarden) aqui em Provo aceita crianças a partir de 3 anos.

      Excluir

Postar um comentário

Mais Vistos

Aplicar pra BYU

Pois é, depois de passar nas provas, chegou a hora de aplicar pra BYU! Esse processo é um pouco longo e pode ser complicado, por isso resolvi deixar algumas dicas aqui pra vocês. O primeiro passo é entrar no site da BYU (www.byu.edu) e criar uma conta (que eles chamam de NetID). Esse NetID é a sua identificação de aluno e será usado pra tudo que você precisar fazer na BYU (inclusive aqui no campus), então escolha seu NetID com sabedoria, hehe. Para criar o NetID, acesse o site, clique no botão superior direito que diz "myBYU" e depois em "Create a NetID". Esse link contém mais informações de como aplicar (selecione o menu Admissions > Apply Now) :   https://graduatestudies.byu.edu/content/student-information Informações necessárias Você precisa preencher todas as informações para aplicar pra BYU, mas você pode iniciar a aplicação antes e salvar para continuar depois, o que eu recomendo! Basicamente você precisa: Dados pessoais : Nome, endereço, ...

Drive License Tutorial (Carteira de Motorista /Habilitação/ Carta ou como preferir rs)

Vocês acreditam se eu disser que sinto falta do transporte público do Brasil? =O Eu nunca pensei que falaria isso, mas o sistema de tranporte público por aqui não é completo como temos por aí. Os onibus possuem uma rota SUPER limitada, então não dá para ir de onibus pra todo lado, o que te obriga a comprar um carro quando chegar. Nós fizemos o milagre de viver sem carro por quase 1 ano, mas porque não tínhamos filhos, morávamos na BYU então o Bruno caminhava SÓ 40min pra chegar no prédio dele rs e eu não saia muito, já que não falava nada de inglês.... hibernamos este primeiro ano hahah e CLARO contávamos com a ajuda de alguns anjos (neh Mari e Mariana) para momentos de necessidade. Se vai dirigir por aqui uma das primeiras providências é correr atrás da habilitação, que é bem simples de se obter (comparado ao Brasil). Nada de auto escola, testes aterrorizantes e taxas caríssimas. No meu caso eu já era habilitada, não fiz a carteira internacional, só vim com a...

Nossa grande amiga: bol$a CIS

Seria impossível falar sobre esse assunto sem antes deixar meu agradecimento à essa pessoa maravilhosa: Wilford A. Cardon. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, você pode acessar esses links: Hard work and Service: The Cardon´s family Site Oficial da Empresa Cardon Então, o que é a bolsa CIS? CIS significa Cardon International Sponsorship  ou em português: Bolsa Internacional Cardon. Em resumo, essa pessoa da foto acima (Wilford A. Cardon) resolveu criar essa bolsa para ajudar alunos internacionais com dificuldades financeiras (por exemplo: Eu! Hehe) terem a oportunidade de fazer um mestrado de qualidade na BYU. A bolsa vale apenas para os quatro mestrados de negócios: MBA, MPA, MAcc e MISM. (para saber mais sobre eles, acesse o  post sobre o MISM ). Essa bolsa é uma das melhores oportunidades para estudo que já vi. Ela cobre todos os custos do curso (mensalidade, livros e outros materiais) e um plano de saúde para você e seus familiares. Além disso, para que voc...