Pular para o conteúdo principal

Registrando seu americano/brasileiro(a)

Genteee finalmente resolvi postar sobre o nascimento da nossa querida Bia... muita gente tem me perguntado sobre o assunto então vamos lá! Vou dividir em alguns posts pra esse não ficar um post eterno hahah. Vou começar pelo "final", falando sobre nossa experiência em registrar nossa pequena como americana e também como brasileira.

Quando estávamos sendo liberados da maternidade o Bruno recebeu mil papeis para assinar; sobre os nossos cuidados em casa, sobre os medicamentos, etc etc e entre eles uma autorização para o hospital entrar com o pedido do Social Security da Bia ( Uma espécie de CPF aqui) . Caso não autorizássemos nós deveriamos providenciar esse pedido por conta própria. Autorizamos e em 1 ou 2 semanas o social da Bia chegou por "correios" em nossa casa - ótimo, um trabalho a menos pros papais de primeira viagem aqui - .

Entre todos os livros/papeis/manuais que recebemos na maternidade, um era instruções de como solicitar o Birth Certificate ( Certidão de nascimento ). Foi MUITO fácil. Você pode fazer online mas algumas taxas se aplicam pra envio: https://vitalrecords.utah.gov/
Eu fui pessoalmente no Vital Record Office de Provo, ao lado do Provo City Temple. Preenchi um formulário, me pediram meu ID identification e após uns 5min esperando me entregaram o certificado para conferência. Estava tudo certo, paguei $20 e fomos embora. Simples assim (Caso necessitem de uma cópia, custa $10 cada uma).

Com o Social Security e Birth Certificate faltava só o passaporte daqui para completar seus documentos (estávamos preparando para ir ao Brasil). Esta página fala tudo sobre o passaporte americano: https://travel.state.gov/content/travel/en/passports/apply-renew-passport/under-16.html
O item mais difícil pra gente foi a foto. Como é superrr difícil conseguir uma foto de bebê com a cabeça reta, aparecendo as duas orelhas, boca fechada, etc, existem muitos vídeos com dicas de como tirar a foto perfeita. Nós pegamos um lençol branco, forramos no chão e após mil tentativas (exarego rs) conseguimos uma foto boa. Usamos o Site: https://www.123passportphoto.com/ para colocar as fotos nas medidas certas, revelamos as benditas e fomos ao office de Orem. Quando chegamos, o atendente implicou com o lençol branco da foto (acreditam?) ele era branco mas tinha meio que uma textura, daí não deixaram. Tiraram outra foto na hora (a Bia tava todaa desarrumada tadinha) e cobraram tipo $20 pela foto =O. Preenchemos alguns formulários, pagamos a taxa  (não lembro exatamente quanto foi mas foi tipo $120, muitoo caro neh?). Em algumas semanas recebemos o passaporte em nossa casa.

Com os documentos americanos em mãos começamos a correr atrás dos brasileiros. Primeiro documento necessário é a "certidão de nascimento" brasileira que você solicita no consulado. Como moramos em Utah, fazemos parte do consulado de Los Angeles (cada região tem um consulado determinado). Para a certidão de menores de 16 anos o menor não precisa estar presente e apenas a presença de um dos pais é necessária. Esta página fala mais sobre o formulário e documentos necessários: http://losangeles.itamaraty.gov.br/pt-br/nascimento.xml. Caso você chegue ao consulado cedo, a certidão fica pronta no mesmo dia (leva algumas horas). Você pode enviar a documentação pelos correios para adiantar o processo mas de qualquer forma um dos pais precisa ir ao consulado pessoalmente.

Com a certidão em mãos você pode solicitar o passaporte (pois a certidão é um dos documentos obrigatórios na solicitação), todas informações aqui: http://losangeles.itamaraty.gov.br/pt-br/outras_informacoes.xml#form_req_passport
Este formulário precisa ser assinado por ambos responsáveis e no nosso caso como eu iria para o Brasil sem o Bruno, optamos por colocar uma notação que eles ofererem, autorizando o menor a viajar com apenas um dos pais, (temos familiares que trabalham em aeroporto e eles já viram MUITASS pessoas não conseguirem embarcar com os filhos porque um dos pais não estava presente e esta notação não estava no passaporte).  Outra coisa necessária é o "money order" que você faz no USPS para o pagamento da solicitação. Eles não aceitam nenhuma outra forma de pagamento (dinheiro, cartão, etc). O passaporte não fica pronto na hora, recebemos em casa após alguns dias.

Interessante dizer que no prédio do consulado tem um USPS, xerox, que você consegue resolver essas coisinhas caso precise.

Resumindo como fizemos: Preparamos toda documentação para a certidão de nascimento e passaporte (formulários que eu precisava assinar, money order, certidão de casamento, etc) o Bruno foi sozinho à Los Angeles, solicitou a certidão de nascimento esperou lá e deu entrada no pedido do passaporte no mesmo dia, deu uma passeada em LA e voltou em um vôo à noite.

Não pense que acabou seu trabalho, essa certidão de nascimento do consulado não é a final, é uma provisória. Quando for ao Brasil, você precisa levar essa certidão em um cartório de ofícios, pegar uma fila enorme (que com certeza terá), pagar R$ 150,00 e esperar mais ou menos 8 dias, voltar ao cartório enfrentar mais uma fila enorme e aí sim terá um brasileirinho(a).

Comentários

Mais Vistos

Aplicar pra BYU

Pois é, depois de passar nas provas, chegou a hora de aplicar pra BYU! Esse processo é um pouco longo e pode ser complicado, por isso resolvi deixar algumas dicas aqui pra vocês. O primeiro passo é entrar no site da BYU (www.byu.edu) e criar uma conta (que eles chamam de NetID). Esse NetID é a sua identificação de aluno e será usado pra tudo que você precisar fazer na BYU (inclusive aqui no campus), então escolha seu NetID com sabedoria, hehe. Para criar o NetID, acesse o site, clique no botão superior direito que diz "myBYU" e depois em "Create a NetID". Esse link contém mais informações de como aplicar (selecione o menu Admissions > Apply Now) :   https://graduatestudies.byu.edu/content/student-information Informações necessárias Você precisa preencher todas as informações para aplicar pra BYU, mas você pode iniciar a aplicação antes e salvar para continuar depois, o que eu recomendo! Basicamente você precisa: Dados pessoais : Nome, endereço, ...

Drive License Tutorial (Carteira de Motorista /Habilitação/ Carta ou como preferir rs)

Vocês acreditam se eu disser que sinto falta do transporte público do Brasil? =O Eu nunca pensei que falaria isso, mas o sistema de tranporte público por aqui não é completo como temos por aí. Os onibus possuem uma rota SUPER limitada, então não dá para ir de onibus pra todo lado, o que te obriga a comprar um carro quando chegar. Nós fizemos o milagre de viver sem carro por quase 1 ano, mas porque não tínhamos filhos, morávamos na BYU então o Bruno caminhava SÓ 40min pra chegar no prédio dele rs e eu não saia muito, já que não falava nada de inglês.... hibernamos este primeiro ano hahah e CLARO contávamos com a ajuda de alguns anjos (neh Mari e Mariana) para momentos de necessidade. Se vai dirigir por aqui uma das primeiras providências é correr atrás da habilitação, que é bem simples de se obter (comparado ao Brasil). Nada de auto escola, testes aterrorizantes e taxas caríssimas. No meu caso eu já era habilitada, não fiz a carteira internacional, só vim com a...

Nossa grande amiga: bol$a CIS

Seria impossível falar sobre esse assunto sem antes deixar meu agradecimento à essa pessoa maravilhosa: Wilford A. Cardon. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, você pode acessar esses links: Hard work and Service: The Cardon´s family Site Oficial da Empresa Cardon Então, o que é a bolsa CIS? CIS significa Cardon International Sponsorship  ou em português: Bolsa Internacional Cardon. Em resumo, essa pessoa da foto acima (Wilford A. Cardon) resolveu criar essa bolsa para ajudar alunos internacionais com dificuldades financeiras (por exemplo: Eu! Hehe) terem a oportunidade de fazer um mestrado de qualidade na BYU. A bolsa vale apenas para os quatro mestrados de negócios: MBA, MPA, MAcc e MISM. (para saber mais sobre eles, acesse o  post sobre o MISM ). Essa bolsa é uma das melhores oportunidades para estudo que já vi. Ela cobre todos os custos do curso (mensalidade, livros e outros materiais) e um plano de saúde para você e seus familiares. Além disso, para que voc...