Pois é, acho que todo mundo que pensou em fazer um mestrado na BYU já ouviu falar dessa prova
O que é
A história desta prova começa em 1954, quando o GMAC (Graduate Management Admission Council) resolveu criar um teste para verificar se um aluno seria apto a fazer um mestrado na área de administração. O GMAC é basicamente um conselho mundial que analisa, acompanha e classifica os melhores mestrados na área de administração do mundo. Se sua escola está listada no site deles, então significa que a instituição é aprovada por eles (o que é muito bom!). Mas chega de falar do GMAC e vamos falar do GMAT (Graduate Management Admission Test).
Como eu falei, o GMAT é um teste criado em 1954 para avaliar potenciais alunos de MBA. No caso da BYU, os 4 cursos da Marriott School se encaixam no conceito de MBA, por isso você precisa fazer o GMAT para aplicar para qualquer um deles (no meu caso o MISM). Mas porque essa prova é tão temida?
Estrutura da prova
Na verdade, o GMAT é a prova mais justa que já fiz! Isso porque eles fazem a prova de uma forma que realmente testa suas habilidades e não se você decorou o conteúdo. Atualmente ela é online e no site do GMAT você consegue achar a lista de representantes oficias onde você pode ir fazer a prova (eu fiz em Belo Horizonte, e só tem um lugar que é autorizado pra fazer a prova).
O GMAT é dividido em 3 partes:
- Uma espécie de redação (que é avaliada separadamente) geralmente sobre um tema de gestão. Essa redação mede seu raciocínio, capacidade de formar idéias e justificá-las e seu nível de inglês.
- Prova de Inglês: Questões de interpretação de texto, gramática e assumptions.
- Prova de Matemática e Raciocínio Lógico: A matemática aqui é aquela do ensino médio: triângulos, potência, equações, etc. Tudo isso misturado com raciocínio lógico.
Uma questão que eu fiz e sempre gosto de usar de exemplo é: quando o relógio está marcando 3:40, qual o ângulo formado entre os ponteiros? Aí se você é um cara esperto igual eu, você pensa (nos 90 segundos que você tem pra responder a questão): Um relógio é redondo, isso dá 360 graus, tem 12 marcações no relógio, 360 dividido por 12 dá 30 graus por pra cada número no relógio. 3:40 tem um ponteiro no 3 e outro no 8, a diferença é 5 vezes 30 graus: 150 graus! Aí você olha as opções e ta lá: Opção B) 150 graus. Beleza! Certo? Errado =(
Na verdade, quando o relógio marca 3:40, o ponteiro da hora já andou um pouquinho e não está exatamente em cima do 3...pois é, esse é o tipo de pergunta do GMAT. Que geralmente você tem entre 60 e 120 segundos pra responder...
Além do mais, o GMAT é uma prova adaptativa, isso significa que se você está indo bem, as questões ficam mais difíceis (e valem mais pontos). Se você tá errando muito, as questões ficam mais fáceis e valem menos pontos. Algumas questões não valem ponto, estão lá só pra serem testadas e o pessoal do GMAC poder ver depois quanto tempo o povo demorou pra responder e quantos acertaram (assim eles podem usar essa questão em provas futuras).
A sua nota final pode ser de 200 a 800 pontos e é baseada em quantas questões você acertou, quanto tempo você demorou nas questões e como foi o desempenho das outras pessoas que fizeram a prova naquele mesmo ano. A BYU pede que você consiga no mínimo 600 pontos pra avaliar sua inscrição.
Pra terminar, a prova custa U$ 250,00 (sim, dólares) pra cada tentativa. No início da prova você seleciona quais faculdades você quer aplicar e eles mandam os resultados automaticamente. Assim que você termina a prova, pode escolher entre duas opções:
- Desistir daquela prova. Nesse caso, você cancela a prova que fez, não fica sabendo da nota e seu registro é apagado.
- Aceitar a prova. Nesse caso, sua nota aparece na hora e a prova é registrada. Se você não passar e tentar de novo, a instituição vai ver quantas vezes você tentou e quais foram as notas anteriores.
Preparação
Eu não tenho muita disciplina pra estudar sozinho pra uma prova desse tamanho, então pra mim foi melhor frequentar um curso específico. Me ajudou muito a estudar pra conteúdos específicos, fazer simulados, ter monitoria com professores, etc. Eu estudei mais ou menos 6 meses antes de fazer a prova e no meu caso deu certo =D.
Acho que a dica é praticar sempre! O GMAT envolve muitas coisas: controlar seu tempo, estratégia pessoal (se uma questão é muito difícil, talvez vale a pena chutar qualquer coisa pra vir outra questão. Ou talvez vale a pena gastar mais tempo nela porque ela provavelmente vale mais pontos), "maldade" no uso de conceitos e simplificação (uma coisa que aprendi é que todas as contas do GMAT são simples pra fazer de cabeça, afinal você não pode usar calculadora. E, acredite, não precisa).
Bom, acho que é isso. Se você está se preparando pra essa prova, boa sorte! E divirta-se ;)
Título de postagem perfeito! rs
ResponderExcluirOlá.... Parabéns pelo site....
ResponderExcluirGostaria de saber por gentileza qual foi o curso específico que você frequentou?
Olá Denis, obrigado!
ExcluirEu fiz o curso em uma escola chamada MBA House (www.gmat.com.br). Eles tem unidades em algumas capitais do Brasil e também possuem um curso online.
Obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirQual foi a sua nota no gmat ?
Passou no campus de provo ?
E para quem não fala tão bem o inglês, tem alguma dica?
Ei Lucas, tudo bom?
ExcluirNo meu caso, apliquei para o curso MISM e o minimo que a BYU pede eh 600 pontos no GMAT. Consegui a nota pra passar e foi pra Provo sim...na verdade, os mestrados que a bolsa Cardon oferece sao sempre em Provo.
Sobre o ingles, o fato de estudar para o GMAT ja vai ajudar um pouco. Alem disso, acho que depende do nivel de ingles que voce ja tem. Ouvir musica, assistir filmes com legenda em ingles, ler livros, revistas etc sempre me ajudou muito. Para quem esta comecando, talvez um curso de ingles ou aplicativos tipo Duolingo sao bem uteis tambem.
Boa sorte na sua preparacao! Abs!
(Desculpa a falta de acento, eh o computador que estou usando aqui, hehe...)
Bom dia, obrigado pelas dicas, mas para quem ainda não domina o inglês vocês têm alguma sugestão ?
ResponderExcluirE qual foi sua nota no gmat para passar?
Foi em provo mesmo ?