Pular para o conteúdo principal

Tracks (ou especificações)


Tem uma coisa na educação nos Estados Unidos que é bem diferente da educação no Brasil: a "liberdade" que temos de estudar o que quisermos. Por exemplo, no Brasil se você escolhe fazer uma faculdade, você vai estudar as matérias daquele curso, que são específicas e pré-selecionadas. Aqui, quando você escolhe um curso, você tem uma lista de matérias obrigatórias mas também tem espaço pra fazer outras matérias que sejam de seu interesse. Isso significa que mesmo estudando um curso de negócios, você pode querer fazer uma matéria de design por exemplo, ou de um esporte que você goste, etc. Em resumo, você pode (desde que tenha aprovação da faculdade) fazer matéria de outros cursos.

Só um comentário sobre isso que lembrei agora, Steve Jobs fala em um discurso que mesmo sendo um aluno de computação, ele resolveu fazer uma aula de caligrafia no curso de design. Isso o inspirou a alterar o layout do sistema operacional da Apple e até hoje a empresa se preocupa muito com a "beleza" de seus produtos =)

Enfim, toda essa introdução é pra explicar sobre os tracks que os cursos da BYU possui. O MBA é um pouco diferente dos outros e por isso vou falar sobre ele primeiro. Quando você decide fazer o MBA da BYU, você também precisa escolher o seu track ou ênfase, que pode ser:
  • Empreendedorismo
  • Finanças
  • Cadeia de Suprimentos (ou Global Supply Chain. Essa tradução é bem estranha, hehe)
  • Marketing
  • Recursos Humanos
No caso do MBA, você recebe essa especificação no seu certificado no final do curso. Os outros mestrados de negócios também possuem tracks mas eles não são especificados no seu diploma, pois são opcionais. Isso significa que você pode fazer os outros mestrados sem definir nenhuma ênfase (que é o que estou fazendo, por exemplo).

Bom, as opções pros outros cursos são:

  • Segurança da Informação
  • Inteligência Empresarial (BI)
  • Desenvolvimento de Software
  • Preparação pro PhD (pra quem quer seguir com doutorado)

  • Governo
  • Sem fins lucrativos
  • Finanças
  • Preparação pro PhD (pra quem quer seguir com doutorado)

  • Profissional
  • Tributos
  • Sistemas de Informação
  • Preparação pro PhD (pra quem quer seguir com doutorado)
Se quiser mais informações sobre os programas, você pode acessar esse link que é o site oficial da Marriot School. No menu Programs você vai achar os mestrados (Graduates) e no site de cada curso (MBA, MISM, MPA ou MAcc) você vai encontrar os Major ou Minors (que são as especificações).

No meu caso eu fiquei muito em dúvida pra decidir qual curso eu iria fazer. Minha idéia sempre foi fazer o MBA, pois eu queria ter uma experiência de negócios pra complementar com minha experiência técnica. Porém, quando eu ouvi sobre o MISM, achei que seria a melhor opção por ter um foco em tecnologia, que é o que eu gosto de fazer! (Esse link explica melhor sobre o MISM).

Bom, depois de definir que iria fazer o MISM, o próximo passo era definir se eu queria seguir alguma ênfase ou não. Nenhuma das opções me interessou muito e, com essa possibilidade de fazer matérias de outros cursos, decidi fazer o padrão sem nenhum foco e pegar matérias do MBA que me interessam. Apesar de ainda estar no primeiro período do curso, tem sido uma experiência incrível e não me arrependo das minhas escolhas =)

Então é isso galera. Qualquer dúvida é só postar aqui nos comentários ou enviar um email pra gente. Até mais!


Comentários

Mais Vistos

Aplicar pra BYU

Pois é, depois de passar nas provas, chegou a hora de aplicar pra BYU! Esse processo é um pouco longo e pode ser complicado, por isso resolvi deixar algumas dicas aqui pra vocês. O primeiro passo é entrar no site da BYU (www.byu.edu) e criar uma conta (que eles chamam de NetID). Esse NetID é a sua identificação de aluno e será usado pra tudo que você precisar fazer na BYU (inclusive aqui no campus), então escolha seu NetID com sabedoria, hehe. Para criar o NetID, acesse o site, clique no botão superior direito que diz "myBYU" e depois em "Create a NetID". Esse link contém mais informações de como aplicar (selecione o menu Admissions > Apply Now) :   https://graduatestudies.byu.edu/content/student-information Informações necessárias Você precisa preencher todas as informações para aplicar pra BYU, mas você pode iniciar a aplicação antes e salvar para continuar depois, o que eu recomendo! Basicamente você precisa: Dados pessoais : Nome, endereço, ...

Nossa grande amiga: bol$a CIS

Seria impossível falar sobre esse assunto sem antes deixar meu agradecimento à essa pessoa maravilhosa: Wilford A. Cardon. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, você pode acessar esses links: Hard work and Service: The Cardon´s family Site Oficial da Empresa Cardon Então, o que é a bolsa CIS? CIS significa Cardon International Sponsorship  ou em português: Bolsa Internacional Cardon. Em resumo, essa pessoa da foto acima (Wilford A. Cardon) resolveu criar essa bolsa para ajudar alunos internacionais com dificuldades financeiras (por exemplo: Eu! Hehe) terem a oportunidade de fazer um mestrado de qualidade na BYU. A bolsa vale apenas para os quatro mestrados de negócios: MBA, MPA, MAcc e MISM. (para saber mais sobre eles, acesse o  post sobre o MISM ). Essa bolsa é uma das melhores oportunidades para estudo que já vi. Ela cobre todos os custos do curso (mensalidade, livros e outros materiais) e um plano de saúde para você e seus familiares. Além disso, para que voc...

♪ ♫ E elas nas aulinhas de Inglês ♩ ♫

Fala sério, esse tal de inglês... ôô dor de cabeça, neh?! hahah A verdade é que eu nunca me dei bem com o inglês! Na escola era a matéria que eu sempre peguei recuperação. Musicas internacionais?? Nem pensar! Cursinhos de inglês, caros e chatos. Esse é meu histórico na lingua inglesa, e onde vim parar??? Nos EUA é claro! Recebemos a resposta da BYU em Abril e em Julho viríamos, obviamente não tinha esperança de aprender em 3 meses o que não aprendi a vida toda, então só deixei pra lá e decidi que iria aprender quando chegasse aqui. Mas se você for mais esperta, se prepare para isto antes. se eu pudesse voltar atrás, assim que o Bruno começou a preparação para o GMAT, eu teria começado um curso de inglês. Não vou mentir, quando chegamos eu sabia sim, três frases: What is your name? Where are you from? How are you? Qualquer coisa que saísse disso eu não entendia. Me lembro de no primeiro domingo na ala alguém me perguntar: How are you doing? E eu com o olho arregalado pro Bruno: Amor,...