Esse é um tópico que eu queria escrever já há algum tempo, primeiro porque acho importante esse esclarecimento e segundo porque não sei se todo mundo sabe que eu não sou um aluno do MBA, hehe.
Bom, como eu já falei em outros posts, dentro da BYU existe a Marriott School (que é a escola de negócios da BYU). Na Marriott School existem vários cursos e entre eles estão o MISM e o MBA. Como é uma escola de negócios, todos os cursos são voltados pra esse lado, mas eles possuem suas diferenças.
MISM
Eu já falei sobre o MISM nesse post aqui, então vou apenas resumir o assunto no post de hoje. O MISM é um mestrado em Gestão de Sistemas de Informação. Como o próprio nome diz, é um curso de Gestão. Não espere ter aulas de programação, algorítimos, banco de dados, etc... você até pode fazer essas aulas, mas elas são opcionais. As matérias obrigatórias do curso são mais voltadas pra gestão, como por exemplo: Gerência de Projeto, Infraestrutura, Segurança da Informação, Gestão de Pessoas, Business Intelligence, etc...
MBA
Não vou me arriscar a falar muito sobre o MBA pra não passar informação falsa pra vocês, mas caso tenham mais interesse, esses dois links podem ajudar muito:
- Site oficial da BYU sobre o MBA
- Fórum (excelente) para brasileiros que desejam aplicar para o MBA
De forma bem resumida, o MBA (Master in Business Administration) é um mestrado em administração de negócios. No caso da BYU, eles possuem algumas especializações que você precisa escolher seguir: Empreendedorismo, Finanças, Cadeia de Mantimentos, Marketing e RH (na minha opinião o nome em inglês para Cadeia de Mantimentos é muito melhor, hahaha). As matérias do MBA vão depender um pouco da sua especificação, mas são sempre relacionadas a gestão também.
VANTAGENS
Como o post é sobre a diferença entre os programas, vale a pena falar sobre as vantagens de cada programa:
Vantagens do MISM:
- A primeira coisa obviamente é que é um programa focado em tecnologia e, no meu caso, fez muita diferença
- As turmas são menores. Em geral as aulas não tem tantos alunos e você acaba ficando mais próximo dos professores e outros alunos. Eu gosto disso pois acho que ajuda no aprendizado, você tem mais liberdade para fazer perguntas, conversar com o professor depois da aula, etc. Esse ano por exemplo o MISM teve 67 alunos e o MBA acredito que foram em torno de 150.
- O curso é mais rápido. Talvez isso não seja uma vantagem pra você, mas eu adoro a idéia de formar logo e começar a trabalhar, hehe. Na verdade, estudo nunca foi meu forte...prefiro mil vezes estar trabalhando e aprender "fazendo", e no MISM você termina 1 ano antes do MBA.
Vantagens do MBA:
- Algo que me surpreendeu e que tenho tentado ajudar o MISM a ser melhor é a estrutura do curso. O MBA tem uma estrutura muito melhor do que os outros programas da Marriott School e isso ajuda muito durante o curso. Existem vários clubes, atividades, associações e programas para ajudar tanto os alunos quanto a família dos alunos de MBA.
- Dependendo de seu objetivo, uma vantagem é que o MBA é mais "aberto", no sentido de que não te restringe à uma área ou indústria específica. Você tem a sua especificação durante o curso, mas ainda assim é um programa mais amplo que te permite atuar de várias formas na industria.
- Reconhecimento. Geralmente a sigla MBA se destaca entre outros cursos (mesmo no Brasil) e é isso que acontece aqui na BYU. O MBA da BYU é bem reconhecido e muitas vezes diferenciado dos outros cursos (já apliquei para vários empregos que me perguntaram se eu estudava MBA ou "outro curso", hehe)
A DECISÃO
Para finalizar o post, quero compartilhar como foi a minha decisão entre os programas e dar algumas sugestões que espero que possam te ajudar em sua decisão também.
A verdade é que eu não conhecia os outros programas da BYU (MISM, MPA, MAcc), apenas o MBA. Eu comecei a ter interesse e pesquisar sobre o MBA mas então descobri as outras opções. No meu caso, eu me formei em um curso de tecnologia, trabalhava com isso por 7 anos e queria continuar nessa área. A diferença é que eu tinha mais experiência com o lado técnico (programador) e queria desenvolver o lado de negócios. Eu nunca quis seguir carreira como programador, mas acho importante conhecer esse lado e ter essa experiência. O que eu gosto de fazer é trabalhar com as pessoas da parte técnica, fazendo a ligação entre elas e o negócio (e isso inclui analista de sistemas, analista de negócios, gerente de projeto, etc). Quando descobri sobre o MISM, era exatamente o que eu buscava e por isso decidi "mudar" meu foco do MBA para o MISM. Eu ainda tenho alguns interesses no MBA e uma vantagem da Marriott School é que você pode fazer matérias de outros cursos (eu mesmo já fiz 2 matérias do MBA e pretendo fazer mais uma).
Em resumo, se você tem uma experiência técnica e deseja ir para o lado de negócios mas continuar trabalhando dentro do setor de tecnologia, o MISM pode ser a melhor opção para você. Agora, se você gosta de tecnologia, gostaria de trabalhar como um gestor nessa área mas não tem o conhecimento técnico ou não quer estar tão dentro da tecnologia assim, você pode fazer o MBA com um minor em Sistemas de Informação. Com essa opção você terá algumas aulas de tecnologia para entender o básico desse mundo e poder trabalhar com essa área.
Espero que não tenha ficado muito confuso...mas qualquer dúvida, comentário, sugestão, piada, etc; é só comentar aqui no post ou nos enviar um e-mail. Até a próxima e sucesso na sua preparação!
Ótimo post Bruno! obrigado por compartilhar suas experiencias.
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirBruno, como você se preparou para conseguir obter uma boa nota e ser aceito no MBA? Você fez algum curso? Grata
ResponderExcluirEi Mayara, na verdade eu entrei no programa do MISM e não do MBA. Ainda assim, o processo de apicação é bem semelhante. O principal foi estudar inglês e me preparar para a prova do GMAT (para esse último eu fiz um curso específico). Esses dois posts aqui tem mais informações sobre essas provas:
Excluirhttp://brazucasnabyu.blogspot.com/2015/10/gmat-sigla-do-mau.html
http://brazucasnabyu.blogspot.com/2015/10/voce-fala-ingles-entao-prova-toefl.html
Muito obrigado por compartilhar suas experiências e conhecimento.
ResponderExcluirMinha dúvida é se nos Estados Unidos ter certificações pesa muito pra quem escolhe a área de tecnologia ou se somente com um diploma de mestrado já é suficiente para conseguir um bom emprego. Digo isso porque no Brasil a área de tecnologia certificações pesa bastante como Cisco, CCNA, Etc... Já na área do MBA creio que o diploma do mestrado já tem um peso maior na hora de uma empresa te escolher. É assim mesmo ou aí os critérios de das empresas são diferentes?
Abraço.
Ei Christian, boa pergunta! Vai depender do tipo de emprego que voce deseja. Geralmente, empregos mais genericos como programador ou gerente de produto, o mestrado acaba contando mais. Para areas de redes, seguranca, ou mesmo gerencia de projetos, as certificacoes ajudam muito sim.
Excluir