Pular para o conteúdo principal

♫ Quer andar de carro velho amor?



Acho que uma das maiores frustações dos brasileiros quando falamos em preço de produtos no exterior, é o quão caro são os carros no Brasil. É verdade que aqui nos Estados Unidos é muito mais fácil comprar um carro e existem milhões de sites/tabelas/vídeos comparando preços, por isso não vou me aprofundar nesse ponto. Mas também, quero deixar claro que nada aqui é de graça. É possível sim comprar carros de $1.000 (mil dólares), mas essa é a excessão, não a regra. O carro que temos, por exemplo, foi muito barato (nessa faixa de mil dólares). Mas ficamos um bom tempo procurando carros usados em vários lugares até acharmos um que estivesse em condições de ser usado. A maioria que encontramos, precisaria de umas reformas e no final o preço ficaria bem mais caro.

Pra quem tá vindo pra BYU e me pergunta sobre comprar carro aqui em Utah, eu geralmente sugiro separar uns $5.000, que você consegue comprar algo usado mas em boas condições pra começar a vida aqui. (Claro que se você tiver $30.000 pra comprar um carro, fique a vontade. Nós não tínhamos, hahaha).

Enfim, o objetivo desse post não é falar sobre preço de carro, e sim explicar um pouco mais sobre pontos que geralmente nós brasileiros não sabemos sobre o universo automobilístico americano. O único ponto relacionado à carros que não vou comentar é sobre a habilitação, já que a Nayara fez um post sobre esse assunto aqui.

Onde Comprar um Carro?

Assim como no Brasil, aqui existem várias opções. Você pode ir em uma concessionária, uma loja de usados, sites de classificados (um muito usado aqui é o www.ksl.com) ou mesmo pelo site de algumas marcas (caso você compre um Tesla, por exemplo).

Uma coisa que é diferente aqui, principalmente em Utah, é o quão "descartável" são os carros. Eu acredito que existem alguns fatores que influenciam isso: preço dos carros, cultura de "sempre" estar usando produtos novos e por ser um local com muitos estudantes. Por isso, geralmente é mais fácil começar com um carro usado, pois tem muitas opções inclusive de carros praticamente novos.

A última dica é: fique atento a golpes...conheci duas pessoas que negociaram um carro usado online, carro super novo e muito barato. A mulher vendendo tinha perdido um filho num acidente e por isso queria desfazer do carro, mas queria uma entrada antes de mostrar o veículo. No final descobrimos que era um golpe.

Transferência

Todo carro tem um documento com os dados do veículo e do dono atual, bem semelhante ao que temos no Brasil. Para transferir, basta a assinatura do antigo e do novo dono nesse documento. Depois disso você faz uma inspeção (que vou falar mais detalhes abaixo) e leva os documentos no DMV (Detran daqui). O processo é bem simples e é feito no mesmo dia, demora cerca de 10 minutos. Bem diferente do nosso processo de horas no pátio do Detran e milhões de taxas com despachante...

Se esse for o seu primeiro carro, você também irá precisar comprar uma placa no DMV. Isso é algo interessante aqui: as placas pertencem à uma pessoa, e não à um carro. Isso significa que quando você vende seu carro, você tira as placas e põe no carro novo.

Outra diferença é em relação às multas de trânsito. Aqui eles multam o condutor e não o veículo. Isso significa que não existem radares de velocidade que tira foto da sua placa. Como bom brasileiro, nosso primeiro pensamento é: "posso correr à vontade porque não tem radar, só preciso ficar de olho nas viaturas". Errado! As viaturas aqui brotam do chão, haha. Você NUNCA os vê, mas eles estão sempre atentos. Caso você esteja acima da velocidade permitida, a viatura liga a sirene e começa a te perseguir até você parar (Dica do dia: pare o carro na hora). O policial então vai na sua janela, pega seus dados e dá uma multa pra você, indendente de ser o dono do carro ou não.

Inspeção Anual

Dependendo do ano do seu carro, você precisará fazer 2 inspeções a cada ano: uma de emissão (para certificar que seu motor está de acordo com os padrões de segurança quanto à emissão de gás carbônico e outras coisas), e outra de segurança (para avaliar seus freios, luzes do painel, nível de óleo, e outros itens de segurança). Se seu carro for mais novo, pode ser que essas inspeções aconteçam a cada 2 anos.

Essas inspeções também são exigidas quando você transfere o carro pra outra pessoa. O novo dono é responsável por providenciar isso.

O lado bom é que existem várias oficinas que oferecem esses serviços e você pode escolher a que quiser, ao invés de ser obrigado à ir em um órgão público. Isso te dá liberdade para comparar preços, qualidade e outras coisas que sejam importantes pra você.

A oficina irá te informar se seu carro passou na inspeção ou se você precisa arrumar alguma coisa, o que geralmente eles fazem na hora (se você quiser). Se estiver tudo bem, a oficina te dá um adesivo com a data da inspeção. Esse adesivo deve ser colado na sua placa para que a polícia saiba que você está em dia com seus "testes".

Seguro Automotivo

Aqui não existe IPVA ou outras taxas anuais, mas você é obrigado a fazer um seguro do seu carro. Existem várias seguradoras e diversas opções de cobertura e você é obrigado a selecionar uma delas. Se um policial te parar, você precisa apresentar um comprovante de que seu seguro está em dia. Caso contrário, receberá uma multa por isso.

Outro detalhe é: se você usa o seguro (no caso de um acidente por exemplo), o preço do seu seguro aumenta. Por outro lado, se você é um "bom motorista", você passa a ter descontos. Isso também acontece no Brasil, mas aqui o impacto que um acidente tem no preço das suas mensalidades é muito maior, mesmo que a culpa não seja sua. Comparado ao Brasil, seguro aqui é muito mais caro!!


Espero que essas informações tenham ajudado. Qualquer dúvida é só postar nos comentários :)

Comentários

Mais Vistos

Aplicar pra BYU

Pois é, depois de passar nas provas, chegou a hora de aplicar pra BYU! Esse processo é um pouco longo e pode ser complicado, por isso resolvi deixar algumas dicas aqui pra vocês. O primeiro passo é entrar no site da BYU (www.byu.edu) e criar uma conta (que eles chamam de NetID). Esse NetID é a sua identificação de aluno e será usado pra tudo que você precisar fazer na BYU (inclusive aqui no campus), então escolha seu NetID com sabedoria, hehe. Para criar o NetID, acesse o site, clique no botão superior direito que diz "myBYU" e depois em "Create a NetID". Esse link contém mais informações de como aplicar (selecione o menu Admissions > Apply Now) :   https://graduatestudies.byu.edu/content/student-information Informações necessárias Você precisa preencher todas as informações para aplicar pra BYU, mas você pode iniciar a aplicação antes e salvar para continuar depois, o que eu recomendo! Basicamente você precisa: Dados pessoais : Nome, endereço, ...

Drive License Tutorial (Carteira de Motorista /Habilitação/ Carta ou como preferir rs)

Vocês acreditam se eu disser que sinto falta do transporte público do Brasil? =O Eu nunca pensei que falaria isso, mas o sistema de tranporte público por aqui não é completo como temos por aí. Os onibus possuem uma rota SUPER limitada, então não dá para ir de onibus pra todo lado, o que te obriga a comprar um carro quando chegar. Nós fizemos o milagre de viver sem carro por quase 1 ano, mas porque não tínhamos filhos, morávamos na BYU então o Bruno caminhava SÓ 40min pra chegar no prédio dele rs e eu não saia muito, já que não falava nada de inglês.... hibernamos este primeiro ano hahah e CLARO contávamos com a ajuda de alguns anjos (neh Mari e Mariana) para momentos de necessidade. Se vai dirigir por aqui uma das primeiras providências é correr atrás da habilitação, que é bem simples de se obter (comparado ao Brasil). Nada de auto escola, testes aterrorizantes e taxas caríssimas. No meu caso eu já era habilitada, não fiz a carteira internacional, só vim com a...

Nossa grande amiga: bol$a CIS

Seria impossível falar sobre esse assunto sem antes deixar meu agradecimento à essa pessoa maravilhosa: Wilford A. Cardon. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, você pode acessar esses links: Hard work and Service: The Cardon´s family Site Oficial da Empresa Cardon Então, o que é a bolsa CIS? CIS significa Cardon International Sponsorship  ou em português: Bolsa Internacional Cardon. Em resumo, essa pessoa da foto acima (Wilford A. Cardon) resolveu criar essa bolsa para ajudar alunos internacionais com dificuldades financeiras (por exemplo: Eu! Hehe) terem a oportunidade de fazer um mestrado de qualidade na BYU. A bolsa vale apenas para os quatro mestrados de negócios: MBA, MPA, MAcc e MISM. (para saber mais sobre eles, acesse o  post sobre o MISM ). Essa bolsa é uma das melhores oportunidades para estudo que já vi. Ela cobre todos os custos do curso (mensalidade, livros e outros materiais) e um plano de saúde para você e seus familiares. Além disso, para que voc...